Busca no site da UFMG

Nº 1735 - Ano 37
25.04.2011

Viajando com a ciência

Textos científicos circulam em 240 ônibus de Belo Horizonte

Da redação

Desde o dia 16 de abril, usuários de transporte coletivo de Belo Horizonte têm acesso a textos de ciências, além dos de literatura, divulgados há seis anos pelo projeto Leitura para todos. A ideia de reunir ciência e literatura numa só viagem é da professora Adlane Vilas-Boas, do Instituto de Ciências Biológicas, em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. O Ciência para todos disponibilizou inicialmente 36 textos, que estão no verso das obras literárias e circulam em 240 ônibus, de 16 linhas da Capital. As lâminas continuam em tamanho A4, plastificadas, mas agora com o lay-out colorido, mais atrativo para os leitores.

Nesta primeira fase, os textos resultaram de adaptação de material produzido para os programas da Rádio UFMG Educativa - Na Onda da Vida e Ritmos da Ciência, também coordenados pela professora Adlane Vilas-Boas, e Papo de Vaca, coordenado pelo professor Alfredo Mateus. Em breve, o projeto contará com outros parceiros na produção de textos sobre meio ambiente e química.

A jornalista Melissa Soares ajuda na coordenação das atividades e orienta os bolsistas, alunos das áreas de Ciências Biológicas, Comunicação Social e Letras. Durante todo o projeto, os bolsistas dividem o tempo entre a produção de textos no Núcleo de Divulgação Científica do Cedecom UFMG e o trabalho de manutenção das lâminas e pesquisas com os usuários dos ônibus.

Segundo os organizadores, o Ciência para todos “terá papel significativo no processo de divulgação científica, tão importante nos dias de hoje, ao traduzir o conhecimento acadêmico para a linguagem popular, exemplificando com situações do cotidiano”.

O projeto conta com a colaboração de ex-alunos e professores da UFMG e tem apoio de entidades como Proext/MEC, Fapemig, CNPq e BHTrans, o que garante a renovação do material a cada dois meses, até o final de 2012.