Busca no site da UFMG

Nº 1744 - Ano 37
15.8.2011

MOTORES da extensão

Jornada reúne bolsistas que atuam em projetos acadêmicos voltados para a comunidade externa

Zirlene Lemos*

Observar os astros, ajudar na preparação de mão de obra industrial ou ensinar línguas estrangeiras, bailar ao ritmo de uma big band, desenvolver projetos em assentamentos rurais, trabalhar com a terceira idade ou interagir com crianças em atividades de educação e saúde. Essas são algumas das possibilidades de crescimento acadêmico abertas pelas ações de extensão da UFMG.

Oferecidas à comunidade interna e externa por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, essas e outras iniciativas comporão a X Jornada de Extensão da UFMG. Mais conhecido como encontro dos alunos bolsistas de extensão, o evento acontece nesta quarta-feira, dia 17, às 14h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, com transmissão ao vivo pelo Portal UFMG. Reunirá estudantes que participam do Programa de Bolsas de Extensão (Pbext).

Com o mote Estudantes em conexão, a jornada, em sua décima edição, tem o objetivo de aproximar, divulgar e estimular as iniciativas criativas de extensão na UFMG, que hoje congregam cerca de 900 bolsistas somente do Pbext. “É um espaço educativo de diálogos e interação que permite ao estudante debater com seus pares o trabalho que realiza conjugando ensino, pesquisa e extensão”, afirma a pró-reitora adjunta de Extensão, Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha).

Dados gerados pelo Sistema de Informação da Extensão da UFMG, o Siex/UFMG, confirmam a dimensão das atividades da área: só em 2010, foram 365 cursos, 390 eventos, 474 prestações de serviço, 622 projetos e 118 programas.

Panorama

A programação contará com exposição sobre o atual panorama da Extensão na UFMG e participação do pró-reitor adjunto de Graduação, professor André Luiz dos Santos Cabral, que abordará a flexibilização curricular e o aproveitamento da participação dos estudantes nas ações de extensão para obtenção de créditos acadêmicos.

Também foram selecionados quatro projetos, de diferentes unidades e áreas temáticas, premiados no XIII Encontro de Extensão – UFMG Conhecimento e Cultura. O Instituto de Ciências Agrárias, de Montes Claros, será representado pelo projeto de extensão desenvolvido em assentamentos de reforma agrária; o Instituto de Ciências Biológicas, por meio do Museu de Ciências Morfológicas, apresentará o projeto de educação científica itinerante. A Escola de Enfermagem, por sua vez, em parceria com a Associação Pastoral da Mulher Marginalizada, vai expor os resultados de iniciativa voltada para a conscientização de profissionais do sexo. Por último, a Fafich mostrará aspectos do mapeamento dos conflitos ambientais em Minas Gerais.

“Os estudantes são o motor que movimenta a extensão e a jornada é o momento da aplicação real do mote ‘estudantes em conexão’, que significa relacionar-se com a comunidade e a Universidade e compartilhar vivências práticas com outros bolsistas”, destaca Marizinha.

O educador Paulo Freire dizia que “o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, nas relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações”. Em consonância com esse pensamento, a extensão da UFMG permite ao bolsista estabelecer uma relação de troca com o público beneficiado por seu trabalho. É o caso da aluna do oitavo período de Comunicação Social, Fabíola Souza, que participa de ações de extensão – como voluntária ou bolsista – desde o segundo período. Atualmente vinculada ao Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, já passou por projetos como Meudeputado.org e por assessoria de comunicação. Para ela, é na extensão que as trocas de saberes são intensificadas.

“Na UFMG a Extensão é uma grande oportunidade para que o aluno exercite não só as práticas profissionais. Tive a oportunidade de trabalhar com jovens da cidade de Jequitinhonha, ensinando um pouco da prática jornalística. Pude aprender também. Nosso trabalho no Vale é uma troca de saberes”, enfatizou.

A estudante também destacou a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, que agrega valor à formação. “Quando o aluno recebe a oportunidade de vivenciar iniciativas que conjuguem as três dimensões, passa a ter um diferencial em relação aos outros”, garante.

Inscrições para a X Jornada de Extensão da UFMG somente poderão ser efetuadas no site da Pró-reitoria de Extensão (www.ufmg.br/proex). Haverá certificado de participação. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4595 ou pelo endereço eventos@proex.ufmg.br.

*Jornalista da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão