Espaço em Rede – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço em Rede

Espaço em Rede: atividades educativas do Espaço do Conhecimento UFMG, em ambiente virtual

 

Oficinas, contações de histórias, jogos e brincadeiras. Essas são algumas das ações educativas desenvolvidas junto ao público, no Espaço do Conhecimento UFMG. Porém, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, com o fechamento do museu, os encontros presenciais que favoreciam essas ações foram interrompidos.

Em setembro de 2020, o Espaço do Conhecimento inaugurou a série Espaço em Rede, que tem o objetivo de trazer versões dessas atividades, adaptadas ao ambiente virtual. Com esse projeto, propomos uma alternativa de conexão, aproximação e troca, a partir do compartilhamento de conteúdos criativos e instigantes. A cada mês é postado, no canal do Espaço no YouTube, um vídeo propondo uma atividade lúdica e educativa. Contações de histórias, oficinas, experimentos, jogos e brincadeiras fazem parte das ações programadas para entreter os espectadores, especialmente o público infanto-juvenil. Clique nos títulos para acessar:

 

Setembro 2020 | Contação de histórias “Ananse das Histórias”

No mundo antigo, segundo a mitologia do povo Akan, na atual região de Gana e Costa do Marfim, não haviam histórias, e por isso viver era muito triste. Kwaku Ananse, o homem aranha, queria se tornar o dono de todas as histórias e para isso teve que tecer uma grande teia e pedir ajuda ao Deus Nyame, que lhe concedeu três difíceis missões. Nesse vídeo, o público descobrirá que missões são essas e o que ele faz para passar por elas.  Ananse das Histórias faz parte da seleção de narrativas e personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu, da tradicional atividade “Histórias da África de A a Z”. Para contar essa história, a mediadora Priscila Martins usa objetos do cotidiano, materiais comuns ao ambiente caseiro que representam um convite a um exercício de escuta e imaginação.

 

 

Outubro 2020 | Oficina de Animação em Massinha

Vocês já pararam para pensar como são feitos os desenhos animados? Tudo começou com Georges Méliès, na época do cinema mudo. Méliès também era mágico e seus filmes ficaram conhecidos por desafiar o real. Um dos truques que ele utilizava era a “parada para substituição”, que deu início à técnica conhecida como Stop Motion, muito importante até hoje para produzir filmes de animação como os famosos “A Fuga das Galinhas” (2000), “A Noiva Cadáver” (2004) e “Coraline e o Mundo Secreto” (2009). Nesta oficina, a mediadora Júlia Lobato te ensina a fazer uma animação utilizando massinha e a técnica Stop Motion. Para isso, vamos precisar de uma cartolina ou papel cartão, massinhas coloridas e um celular. Também é necessário baixar um aplicativo. Recomendamos o Stop Motion Studio, que é bem simples de usar. Se você for criança, peça a ajuda de um adulto para instalar o aplicativo. Agora, é só seguir o passo a passo!

 

 

Novembro 2020 | Contação de histórias “Pan Ku”

Na mitologia chinesa, a ruptura de um grande ovo é responsável pela criação do mundo. No centro desse ovo habitava Pan Ku, um ser que crescia grande e misterioso por dezoito mil anos. Com sua força e tamanho, Pan Ku rompeu a casca, separando assim Yin e Yang, elementos opostos que se complementam entre si. Nesse momento, a escuridão cessou, e o mundo surgiu. A história contada no Espaço em Rede de novembro faz parte da série “Contos Orientais”, que aborda narrativas sobre o surgimento do universo e personagens das culturas chinesa e japonesa. Para contar, utilizamos utensílios do cotidiano e objetos feitos de papel, que possibilitam a experimentação e reprodução no ambiente domiciliar. O papel é um elemento extremamente importante na arte chinesa, uma arte tradicional que evoluiu no curso do desenvolvimento dessa cultura. Venha aprender mais da cultura oriental com a gente!

 

 

Dezembro 2020 | Oficina de Encadernação

Você sabia que, até certo momento da história, as bibliotecas eram bem diferentes das que temos hoje? Os livros eram basicamente em formato de rolos, chamados volumes. O formato dos nossos livros e cadernos atuais, o códice, desponta nos primeiros séculos da era cristã e marcam uma importante transformação, tornando-os muito mais fáceis de transportar e manusear. Para tratar deste tema, o Espaço vem desenvolvendo periodicamente oficinas que ensinam o passo a passo de diferentes tipos de encadernação, desde os mais simples até algumas técnicas mais elaboradas. Esse assunto também é apresentado na seção Fábrica da Letra, da exposição Demasiado Humano. Neste vídeo, você vai aprender a fazer seu próprio caderno ou livreto de forma prática e com materiais que já tem em casa ou na escola. Fique atento a cada passo e se for criança não esqueça de pedir a ajuda de um adulto, combinado?

____________________________________________

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.