Espaço Aberto a Educadores – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Explore | Espaço Aberto a Educadores

Espaço Aberto a Educadores

O Espaço do Conhecimento UFMG lançou, em maio de 2020, o projeto Espaço Aberto a Educadores. O objetivo é ampliar o diálogo do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu com os professores e educadores que pretendem levar as suas turmas de alunos ao Espaço, seja em uma primeira visita ou em novos encontros.

Para isso, foi criada uma coluna especial no Blog do Espaço!, com textos especialmente voltados para educadores, publicados na última semana de cada mês. Os textos trazem discussões sobre o processo de mediação, o planejamento de vistas e diversos outros assuntos pertinentes à área de educação, cultura e museologia.

Os educadores cadastrados em nosso mailing recebem uma notificação por e-mail a cada novo texto publicado e podem enviar suas dúvidas e comentários, propor assuntos e compartilhar conteúdos, como fotos das visitas realizadas ao Espaço. As fotos enviadas são publicadas na galeria abaixo e em nossas redes sociais.

Os professores e educadores que ainda não estiverem inscritos em nosso mailing e quiserem receber os conteúdos do Espaço Aberto a Educadores podem enviar um e-mail para espacoabertoaeducadores@gmail.com, solicitando a inclusão.

Veja os textos já publicados:

Junho/2020 | Três momentos da visita escolar
Julho/2020 | Divulgando a ciência
Agosto/2020 | Museus como espaços de educação não formal
Setembro/2020 | Parcerias para Acessibilidade e Inclusão
Outubro/2020 | Museus e Experiências
Novembro/2020 | Transdisciplinaridade em museus de ciências

 

Escola e Museu – Relatos de visitas

O projeto Espaço Aberto a Educadores é um espaço de escuta que nos aproxima dos educadores que já nos visitaram com suas turmas. Dentro do projeto, divulgamos alguns relatos dessas visitas, escritos pelas(os) educadoras(es). Confira:

Exposição Mundos Indígenas – Guia de Referência para Educadores

Este guia compõe o projeto Espaço Aberto a Educadores e reúne um conjunto de referências relacionadas à exposição temporária Mundos Indígenas, atualmente abrigada no segundo andar do Espaço do Conhecimento UFMG. O objetivo é disponibilizar materiais para os educadores que desejam trabalhar os conteúdos da exposição junto a suas turmas, mesmo no contexto do ensino não presencial.

Clique aqui para acessar: EXPOSIÇÃO MUNDOS INDÍGENAS – GUIA DE REFERÊNCIA PARA EDUCADORES

 

Galeria de fotos

(fotos de visitas ao Espaço do Conhecimento UFMG enviadas por educadores)