Notícias – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Acontece | Notícias

10 curiosidades incríveis sobre a Via láctea!

Conheça 10 curiosidades sobre a Via Láctea!

 

O universo é gigantesco e abriga inúmeras galáxias! A Terra está em uma delas, a Via Láctea, que tem bilhões de estrelas! Isso mesmo, nosso planeta é apenas um ponto nessa enorme espiral que conseguimos ver a olho nu em locais com pouca poluição luminosa.

Quer saber mais? O Espaço separou 10 curiosidades incríveis sobre a Via Láctea!

 

1 – Uma estrada de leite no céu


A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

 

 

2 – O caminho da Anta


Os indígenas tembés, do sul do Pará, deram outro nome para nossa galáxia. Ao olhar para o céu, eles associavam as constelações aos ciclos de chuva e seca, interpretando a galáxia como um caminho percorrido pela natureza. Por isso, a apelidaram de Caminho da Anta.

 

3 – Brilho de estrelas


Com a invenção do telescópio, no início do século 17, os astrônomos descobriram que a luz da Via Láctea é a mistura das luzes emitidas por um grande número de estrelas. Pesquisadores estimam que nossa galáxia tenha entre 200 e 250 bilhões desses astros.

 

4 – Tudo em volta de Sagitário


O centro da Via Láctea está na direção da constelação de Sagitário, onde há várias nebulosas e aglomerados de estrelas. Essa é a parte mais brilhante da galáxia.

 

5 – Da poeira cósmica, veio a galáxia!


Uma das principais hipóteses é a de que a Via Láctea nasceu logo após o Big Bang, a partir de uma nuvem composta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica. Com o passar do tempo, essa nuvem teria se dividido em várias outras nuvens, que se desenvolveram independentemente, dando origem às galáxias.

 

6 – Um espiral no universo


Nossa galáxia tem a forma de um espiral e é composta por três elementos principais: disco, bojo e halo. O disco é constituído por bilhões de estrelas, poeira e gases, sendo responsável por definir o formato de espiral. O bojo fica na região central, é circular e contém estrelas mais velhas, de cor avermelhada. Já o halo tem aglomerados de estrelas muito antigos, que envolvem toda a Via Láctea.

 

7 – Galáxia anciã


O universo se formou há aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Os astrônomos calculam que nossa galáxia nasceu um pouco depois e que deve estar na idade de 13,6 bilhões de anos.

 

8 – Por dentro da Via Láctea


Quem olha para o céu de um local bem escuro consegue ver uma faixa de estrelas coberta por poeira e gás. Essa visão é uma parte da Via Láctea!

 

9 – A grande galáxia!


Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

 

10 – E o buraco negro se fez


Curtiu? Aposto que, agora, que você vai cantar o Lindo Balão Azul com mais alegria. Afinal, quem não quer “pegar carona nessa cauda de cometa” e “ver a Via Láctea, estrada tão bonita”?

 

Saiba muito mais sobre astronomia nosso site. #VEMPROESPAÇO