Notícias – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Acontece | Notícias

Programação de Outubro

Outubro no Espaço do Conhecimento UFMG tem iluminação rosa da Fachada Digital, Semana da Criança, sessões no planetário, concerto para bebês e muito mais! 

Com patrocínio do Instituto Unimed-BH e Cemig, em outubro a programação do Espaço do Conhecimento UFMG é diversa e com foco na criançada, sem deixar de lado outros públicos

 

Outubro é um mês com muitas datas comemorativas, inclusive o Dia das Crianças (12), o Dia do Professor e, ainda, o Outubro Rosa. Em apoio a esta causa, que alerta mulheres para o conhecimento do próprio corpo e realização do exame nas mamas, o Espaço do Conhecimento chama a atenção para o movimento colorindo sua Fachada Digital de rosa durante todo o mês.

 

O museu preparou uma programação mais que especial. Uma parte traz exposições, sessões no planetário, observação noturna e solar. Já entre 11 e 16 de outubro teremos uma programação especial para a Semana da Criança, que contará com atividades diárias, de terça a domingo (confira a programação da Semana da Criança que será ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/programacao). À exceção das sessões do Planetário, todas as atividades são gratuitas. 

 

Programação da 1ª fase de Outubro  

 

Outubro Rosa na Fachada Digital
Quando: De 3 a 31 de outubro
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

 

Exposição de fotos de Edgar Kanaykõ Xakriabá na Fachada Digital
Quando: durante todo o mês de outubro, das 18h às 22h
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários.Sessões do Planetário 

De terça a domingo  – confira dias, horários e sinopse aqui!

 


Descobrindo o Céu – Missões Artemis: de volta à Lua e indo além!


As missões Artemis são os primeiros passos da NASA, juntamente com parceiros comerciais e internacionais, para estabelecer uma presença humana sustentável e permanente na Lua. O objetivo a longo prazo é criar uma base lunar e dar o próximo grande salto na exploração espacial: enviar os primeiros astronautas a Marte. No dia 06 de outubro, conversaremos ao vivo sobre o tema!

Quando: 06/10, às 17h 

Público: livre
Onde: youtube.com/espacoufmg

 


Observação Noturnas e Solares

 

O quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma experiência completa de observação astronômica. O Terraço Astronômico possui um teto retrátil que permite a observação celeste por meio da utilização de telescópios.

A Observação Noturna acontece aos sábados, das 19h às 20h45. Retirada de 70 senhas a partir das 17h30.

A Observação Solar ocorre aos domingos, das 11h às 12h45h. Retirada de 70 senhas a partir das 10h.

 

Público: aberto a todos públicos 

Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários

 


Oficina ‘Desvendando as Constelações Guarani’

 

Contação de histórias sobre as constelações do povo Guarani. Na atividade, são abordados os nomes que os povos Guarani dão às suas constelações, o significado dessas representações para esses povos e a relação do céu com o seu cotidiano.

Quando: 08/10, às 15h 

Estimativa de duração: 1h

Público: crianças, jovens e adultos

Número de vagas:  até 15 pessoas 

 


Oficina ‘Desdobrando o Museu: Aves do Sertão’

 

A atividade é um convite para a construção de origamis (dobraduras em papel), com inspiração na instalação “Ave, Sertão!”, da artista Dilce Laranjeira, na exposição virtual ”Sertão Mundo”.

Quando: 09/10, às 15h 

Estimativa de duração: 1h

Público: crianças a partir de 06 anos, adolescentes, jovens e adultos 

Número de vagas:  até 15 pessoas 

 


Papo em Pauta: Musicalização na Primeira Infância: Cognição, Desenvolvimento e Interação

 

Convidados: Angelita Broock (profa. da Escola de Música da UFMG e diretora do Centro de Musicalização Integrado) / Betânia Parizzi (profa. da Escola de Música da UFMG e autora de livros sobre música, cognição e educação musical) e Sol e Mares Monteiro (aluno da Escola de Música da UFMG, professor do Centro de Musicalização Integrado)
Quando:15/10 às 17h
Estimativa de duração: 1h
Público: professores e educadores e interessados no tema

Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários


Oficina Jogos e Brincadeiras Africanas’

 

Realizaremos jogos e brincadeiras africanas, presentes no livro “Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural”. Serão 4 brincadeiras e uma música, com o propósito de representar os diferentes jogos que as crianças brincam, misturando os jogos com curiosidades sobre os países do continente Africano.
Quando:   16/10, às 15h
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas:  até 15 pessoas 

 


Educação na Praça – Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino aprendizagem: Jogo Educacional Conecta Chronos


Na atividade, será abordado  o potencial dos jogos digitais nos processos de ensino aprendizagem com apresentação do jogo Conecta Chronos, desenvolvido por Laryssa Cristine Cardoso Oliveira, no Mestrado profissional em Educação e Docência do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG em parceria com o Espaço do Conhecimento UFMG. Trata-se de um game destinado a museus e centros de ciências.
Quando: 22/10, às 10h
Estimativa de duração: 1h30
Público: educadores em geral, estudantes de licenciatura e demais interessados no tema
Número de vagas: 40 vagas (inscrições prévias pelo formulário forms.gle/1NWbh85iHZPnZrvb7)

 


Sábado com Libras: “Libras para professores e educadores”  

 

A atividade é uma oportunidade de participar de visitas à exposição Demasiado Humano, mediadas em português e em Libras por Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras, e pela aluna do curso de Letras/Libras da UFMG, Bárbara Vítor. A participação não exige nenhum conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.
Quando:  22/10 às 14h
Estimativa de duração: 1h.
Público: a partir de 10 anos (jovens e adultos, trabalhadores e educadores de museus e professores).
Número de vagas: até 30 pessoas

 


Oficina “Tecendo histórias”: Oficina de tecelagem 


A oficina tem como proposta a criação de pequenos tapetes com a técnica de tecelagem manual, partindo de uma história pessoal  e transformando-a em uma imagem abstrata com linhas. A atividade se relaciona com a instalação das faladeiras, presente na exposição Demasiado Humano, a partir da qual é possível relacionar a conversa, história, tradição e arte.
Quando: 23/10, às 15h 
Estimativa de duração: 1h
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas:  até 15 pessoas 

 



Multiverso: Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê


Existem pesquisas que comprovam que a música é a atividade humana que mais mobiliza simultaneamente todas as partes do cérebro. O Concerto para Bebês foi inspirado em estudos da neurociência sobre o desenvolvimento musical da criança. Neste concerto interativo, músicos, bebês, pais e o público em geral viverão momentos mágicos de leveza e alegria.
Quando: 29/10, às 17h 
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas:   60 vagas
Local: presencial no  5º andar do museu
Coordenadoras: professoras Betânia Parizzi (UFMG) e Angelita Broock (UFMG)

 


 

Visita mediada Ciência em Cordel na exposição Demasiado Humano


A visita pretende despertar o interesse dos participantes para o conhecimento científico por meio dos cordéis, forma de literatura popular que provém dos versos falados. Durante a mediação, serão abordados fenômenos astronômicos, entre outros temas. Exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento, a Demasiado Humano explora as relações estabelecidas entre as culturas na produção e aquisição de conhecimento. A mostra apresenta ao público o resultado de diversas pesquisas desenvolvidas na UFMG, nas áreas de astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia. 

Quando: 30/10, às 15h 

Estimativa de duração: 1h

Público: crianças, jovens e adultos

Número de vagas:  até 15 pessoas 

 

—————–

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.