O projeto Quinta com Libras teve início em abril de 2015 com o objetivo de proporcionar um espaço para pessoas que estudam ou são fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) se encontrarem e compartilharem conhecimentos no Espaço do Conhecimento UFMG. Nas primeiras sessões, foram realizadas visitas mediadas à exposição de longa duração “Demasiado Humano” e atividades como “Jogos do Conhecimento”. Desde novembro de 2015, o museu oferece oficinas mensais em Libras, abordando temas como teatro, astronomia, desenho e música.
Com a adoção dos protocolos de distanciamento social em março de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG lançou o “Sábado com Libras” em formato virtual, disponibilizado nas redes sociais do museu. Os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias em Libras, bem como outros conteúdos publicados no canal do Espaço no YouTube. Em 2022, o projeto retornou ao formato presencial com a realização de oficinas mensais no museu.
Exibição na Fachada Digital – “Que sinal é esse?” (17ª Primavera de Museus)
Quando: 01/09 a 30/09, a partir das 18h
Descrição: Durante o mês de setembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento exibirá palavras e termos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), relacionados às exposições e ações do museu. A atividade integra a programação vinculada ao Setembro da Inclusão no museu!
Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Sábado com Libras: A Diversidade na História (17ª Primavera de Museus)
Quando: 23/09 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A oficina tem o objetivo de abordar a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+ e apresentar alguns termos e expressões que fazem parte do seu universo na Língua brasileira de sinais (Libras). Algumas das personalidades que serão apresentadas fazem parte da comunidade surda. Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.
Público: Todos os públicos, a partir de 09 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Clique aqui e confira as atividades que já passaram pelo museu!
Galeria de fotos:
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.