Oficinas, visita mediada, observações astronômicas e exibição na Fachada Digital são algumas das atrações gratuitas ofertadas pelo museu
O mês de setembro no Espaço do Conhecimento UFMG é norteado por importantes campanhas que visam assegurar e ampliar as discussões sobre acessibilidade. O Setembro Azul lembra os esforços e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo, em busca de seus direitos e representatividade. Já o Setembro Verde é um movimento orientado pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), que busca dar visibilidade às pautas relacionadas ao acesso qualificado em saúde, educação, mobilidade, lazer e cidadania para as pessoas com deficiência (PcD).
Exibição na Fachada Digital – “Que sinal é esse?” (17ª Primavera de Museus)
Quando: 01/09 a 30/09, a partir das 18h
Descrição: Durante o mês de setembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento exibirá palavras e termos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), relacionados às exposições e ações do museu. A atividade integra a programação vinculada ao Setembro da Inclusão no museu!
Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Espaço Acessível: Construindo Caminhos de Afetos”
Quando: 02/09 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Com vendas nos olhos e barreiras físicas colocadas na exposição, os participantes vivenciarão os diversos impedimentos que atrapalham a participação social e o lazer das pessoas com deficiência. A atividade tem o objetivo de construir empatia e discutir a importância da acessibilidade, em especial, a acessibilidade atitudinal, no contexto dos museus.
Público: Todos os públicos, acima de 12 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: 4° andar (Exposição “Demasiado Humano”) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Visita mediada à exposição “Mundos Indígenas”
Quando: 03/09 (domingo), às 15h, e 10/09 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Em uma das últimas visitas mediadas da “Mundos Indígenas” antes de seu encerramento, os visitantes poderão conhecer os diferentes modos de viver, saber e cuidar de cinco de povos originários brasileiros presentes na exposição: Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop.
Público: Crianças, jovens e adultos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: 2° andar (Exposição “Mundos Indígenas”) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Sábado com Libras: Contos da Lua
Quando: 09/09 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A oficina apresentará contos que se relacionam com a existência do nosso belo satélite natural. O objetivo é apresentar aspectos culturais de diferentes povos associados à astronomia, por meio da contação de histórias. A atividade será acessível em Libras.
Público: Crianças, jovens e adultos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Descobrindo o Céu: Conversas Astronômicas – Especial Setembro Azul, com Bruno Xavier
Quando: 14/09 (quinta-feira), às 17h
Descrição: Durante a live “Descobrindo o Céu” de setembro, o Núcleo de Astronomia do museu irá conversar com Bruno Xavier, surdo, apaixonado por astronomia e estudante de mestrado na Universidade de São Paulo (USP). O convidado falará sobre sua experiência enquanto físico, seu canal Astronomia em Libras, no YouTube e Instagram, e ensinará sinais em Libras relacionados ao tema.
Público: Todas as idades
Oficina “TaTEAndo o Museu”
Quando: 16/09 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A oficina visa proporcionar um ambiente museal lúdico e inclusivo para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade contará com uma mediação interativa nos andares, que permitirá que as crianças participem e se familiarizem com os objetos expostos. Após a mediação, também será proposto que as crianças registrem o que mais tenha chamado a atenção para estimular a relação delas com o ambiente museal.
Público: Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de 04 a 12 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Tabuleiro Acessível”
Quando: 17/09 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Na atividade serão oferecidos diferentes jogos de tabuleiro, com o intuito de promover acessibilidade e inclusão no ambiente museal por meio de atividades lúdicas. Em paralelo, a oficina visa convidar a comunidade surda para interagir com o museu e ofertar uma atividade de lazer. A atividade será realizada em parceria com o projeto Tabuleiro Acessível, que tem o objetivo de acessibilizar e democratizar a cultura de jogos de tabuleiro.
Público: Todos os públicos, a partir de 06 anos
Duração aproximada: 2h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: 2° andar (Sala de Oficinas) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Ateliê da Sensibilização (17ª Primavera de Museus)
Quando: 19/09 a 24/09. Terça a domingo: 10h às 17h | Sábados: 10h às 21h
Descrição: Durante a “17ª Primavera dos Museus”, o Espaço do Conhecimento UFMG propõe uma intervenção que visa enfatizar o papel dos museus na promoção de pilares fundamentais para a democracia, como a inclusão social e a diversidade. O Ateliê irá expor materiais do Núcleo de Estudos em Populações Quilombolas e Tradicionais (NuQ), da exposição “Mundos Indígenas”, e do Acervo LGBT+ Cintura Fina, mantido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ (NUH) da UFMG.
Público: Todos os públicos
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Sábado com Libras: A Diversidade na História (17ª Primavera de Museus)
Quando: 23/09 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A oficina tem o objetivo de abordar a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+ e apresentar alguns termos e expressões que fazem parte do seu universo na Língua brasileira de sinais (Libras). Algumas das personalidades que serão apresentadas fazem parte da comunidade surda. Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.
Público: Todos os públicos, a partir de 09 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Roda de conversa: Acervo LGBT+ Cintura Fina da UFMG (17ª Primavera de Museus)
Quando: 23/09 (sábado), às 15h30 – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A roda de conversa irá propor uma discussão sobre a institucionalização do Acervo LGBT+ Cintura Fina, organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ (NUH) da UFMG. A atividade será conduzida por Marina Duarte, professora do Departamento de História da UFMG e integrante do NUH.
Público alvo: Jovens e adultos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 40 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Histórias da África de A a Z” (17ª Primavera de Museus)
Quando: 24/09 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Contação de histórias de países do continente Africano, em especial das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. A atividade tem o objetivo de promover o encontro com diferentes culturas e a valorização dos saberes africanos. A contação de histórias busca contribuir para a reflexão das diferenças culturais dentro do continente, desmistificando a ideia de uma África única e homogênea.
Público: Crianças, jovens e adultos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: 3° andar (Instalação “Cosmogonias”) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Observações no Terraço Astronômico
Público: Crianças, jovens e adultos
Número de vagas: 105 senhas, distribuídas no dia da atividade. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Onde: 5° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Obs.: Atividade sujeita às condições climáticas.
Sessões de Planetário
Em uma experiência imersiva no Planetário do museu, os visitantes poderão conhecer mais sobre o mundo da astronomia. A programação pode ser acessada pelo site e os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente no cartão de débito. Esta é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).
Em consonância com o Setembro da Inclusão, a sessão de planetário “Astronomia Indígena com Libras” será realizada aos sábados e domingos do mês, sempre às 13h. Acessível na Língua Brasileira de Sinais, a sessão aborda as formas de interpretar o céu a partir da perspectiva dos povos da etnia indígena guarani.
Serviço: Setembro da Inclusão: atividades que promovem acessibilidade marcam a programação do Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 01 a 30 de setembro de 2023
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg / Twitter: @espacoufmg / Facebook: espacodoconhecimentoufmg