Matrícula é a inscrição de um registro discente em disciplina ou em outra atividade acadêmica a ser desenvolvida em um período letivo.
Os alunos de pós-graduação Mestrado e Doutorado, a matrícula na UFMG é online, realizada por meio do Sistema de Matrícula Online da Pós-Graduação, sendo de inteira responsabilidade do(a) aluno(a) fazê-la, a cada período letivo, nos prazos definidos no Calendário Escolar da UFMG, sob pena de ser desligado do curso, conforme art. 61 do anexo à Resolução Complementar 02/2017 – CEPE (Normas Gerais de Pós-Graduação).
O processo de matrícula ocorre em etapas e envolve a participação do(a) estudante, orientador(a), Coordenação do Programa de Pós-Graduação e Secretaria.
A primeira etapa consiste no lançamento da oferta de turmas no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação.
A segunda etapa consiste na elaboração da proposta de matrícula, em que o(a) aluno(a) seleciona as atividades/turmas que deseja cursar no próximo período letivo.
A proposta é enviada ao(à) orientador(a) que pode aprová-la sem modificações ou propor alterações.
- Se a proposta de matrícula for aceita pelo(a) orientador(a), sem alterações, ela será encaminhada à secretaria para análise e efetivação da matrícula.
- Caso o(a) orientador(a) modifique a proposta de matrícula, ela retorna ao(à) aluno(a) que poderá (I) acatar as modificações propostas ou (II) fazer uma única revisão e reenviá-la ao(à) orientador(a) para nova análise.
I. Caso o(a) estudante acate a revisão do(a) orientador(a), a proposta é enviada diretamente para a secretaria do programa para efetivação da matrícula.
II. Caso o(a) estudante faça a revisão, o(a) orientador(a) realiza a última análise da proposta, aceitando-a integralmente ou introduzindo novas modificações. Em seguida a proposta é encaminhada à secretaria para efetivação da matrícula.
A proposta de matrícula dos(as) estudantes cujo o(a) orientador(a) ainda não foi definido(a) pelo Colegiado será analisada pelo(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação.
O aluno poderá incluir, além das disciplinas ofertadas por seu curso, disciplinas ofertadas por outros programas de pós-graduação da UFMG. Ou seja, a matrícula em disciplinas eletivas será concomitante à matrícula regular.
Ressaltamos que após o envio da proposta de matrícula, o sistema não permite, inicialmente, ao(à) estudante realizar alterações. Nesse sentido, é importante que todas as atividades a serem cursadas (obrigatórias, optativas e eletivas) sejam selecionadas e enviadas simultaneamente para aprovação.
No caso de o(a) aluno(a) solicitar matrícula em disciplinas eletivas, após a análise feita pelo(a) orientador(a), a proposta é encaminhada à Coordenação do programa ofertante para avaliação e eventual efetivação da matrícula.
A efetivação das demais matrículas pela secretaria do programa do aluno independe da avaliação/efetivação das matrículas em disciplinas eletivas.
O acesso ao Sistema de Matrícula Online da Pós-Graduação se dá por meio do Portal MinhaUFMG (Sistemas → Aplicações Acadêmicas → Pós-Graduação: Matrícula → Elaborar Proposta).
Recomendamos utilizar somente o navegador Mozilla Firefox. A utilização de outros navegadores poderá acarretar mau funcionamento do Sistema.
Lembramos que o(a) estudante deverá primeiramente preencher o questionário de avaliação do desempenho didático dos(as) docentes das atividades acadêmicas curriculares cursadas no período letivo anterior.
Somente após a conclusão desse procedimento, o(a) estudante poderá elaborar a proposta. Ao preenchê-la, o(a) aluno(a) deve estar atento à exigência de pré-requisitos, à sequência de atividades previstas no seu currículo, bem como aos limites mínimo e máximo de créditos exigidos por seu curso.
Salientamos ainda que o(a) estudante de pós-graduação poderá requerer matrícula em disciplinas de graduação, nas Unidades Acadêmicas responsáveis pela oferta das disciplinas.
Ainda possui dúvidas? Acesse o manual de matrícula do aluno de pós-graduação clicando aqui e tire as suas dúvidas.