Voltar para o Início Ir para o rodapé
Excelência

UFMG é a melhor federal do Brasil, segundo nova edição do ranking de Xangai

Universidade divide o posto com a UFRJ; The Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2025 foi divulgado na semana passada

Por Ewerton Martins Ribeiro

Desempenho da UFMG no ranking de Xangai corrobora resultados alcançados em classificações recentes
Foto: Raphaella Dias | UFMG

A UFMG é a melhor instituição federal de ensino superior do Brasil ao lado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As duas instituições dividem o quarto lugar geral, entre as universidades brasileiras, no Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2025, divulgado na semana passada.

O resultado da UFMG no ARWU soma-se ao bom desempenho obtido no ranking de impacto universitário em sustentabilidade da Times Higher Education (THE) e no QS World University Rankings 2026, divulgados em junho.

“QS, THE e ARWU formam a tradicional tríade de rankings acadêmicos globais, e elas atestam o nosso bom desempenho em avaliações internacionais. Cabe destacar que têm limitações e nem sempre valorizam dimensões como a extensão, que é muito importante em um país com as nossas desigualdades. Mas não há como negar que são balizadores robustos de nossa boa inserção internacional”, avalia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

As cinco melhores universidades brasileiras no Ranking de Xangai são USP (faixa 101-150 no cômputo global), Unesp e Unicamp (faixa 401-500) e UFMG e UFRJ (faixa 501-600).

Mais antigo
O Academic Ranking of World Universities (ARWU) é a mais antiga classificação global de universidades. Publicado desde 2003, o levantamento lista hoje mais de 2.500 universidades de todo o mundo. O desempenho das mil mais bem classificadas é publicado anualmente.

O levantamento surgiu na Universidade Jiao Tong, de Xangai, China. Contudo, desde 2009, o ranking é gerido pela Shanghai Ranking Consultancy, organização independente de inteligência em educação superior sem vínculos com universidades ou agências governamentais.

O ARWU mensura as universidades de acordo com os seguintes atributos: ter ganhadores (cientistas ou ex-alunos) do Prêmio Nobel e da Medalha Fields; pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate; artigos publicados nas revistas Nature e na Science; artigos indexados nos índices de citação SCIE e SSCI; alto índice de desempenho acadêmico per capita.

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional