Trilhas de Aprendizagem

O modelo de desenvolvimento da Auditoria Geral da UFMG baseia-se em caminhos flexíveis e personalizados. Diferente de currículos rígidos, nossas trilhas são dinâmicas e orientadas pelas reais necessidades de aprimoramento de cada servidor.

Desenvolvimento Personalizado

A jornada de aprendizagem é individualizada. A partir do diagnóstico de Necessidade de Desenvolvimento (N), cada servidor identifica seus principais gaps e seleciona as capacitações que melhor conciliam seus interesses profissionais com as demandas técnicas da unidade.

Eixos de Competência

Para facilitar a organização das capacitações, os cursos estão estruturados em três eixos:

  • Técnicas
    Competências diretamente relacionadas aos processos de trabalho da Auditoria Interna Governamental, incluindo métodos, normas e instrumentos aplicados às atividades de auditoria.
  • Gerenciais
    Habilidades voltadas à liderança, gestão de equipes, planejamento e tomada de decisão no contexto da administração pública.
  • Transversais
    Conhecimentos e atitudes essenciais ao exercício da função pública, como comunicação, ética, colaboração e adaptação a novas tecnologias.

Catálogo de Cursos

Como suporte prático, disponibilizamos um catálogo de cursos que reúne uma curadoria de capacitações gratuitas em instituições de excelência (ENAP, CGU, FGV, entre outras).

O servidor tem a autonomia para explorar as opções e construir seu percurso, garantindo que a meta mínima, de 80 horas anuais de capacitação seja cumprida de forma estratégica e eficiente.   

   Trilhas de Aprendizagem

Transversais Técnicas Gerenciais

Busca pela efetividade dos processos de trabalho em diferentes contextos organizacionais.

Capacidades necessárias à execução das atividades de avaliação e consultoria, típicas das Auditorias Internas.

Voltadas para o exercício de funções de liderança na administração pública