A Auditoria-Geral da Universidade Federal de Minas Gerais (AG-UFMG) atua como órgão de assessoramento do Conselho Universitário da Universidade, conforme seu Estatuto. A implantação da AG-UFMG na estrutura da Universidade aconteceu após a assinatura de um convênio com a Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) para a execução de serviços de auditoria contábil e financeira a fim de se atenderem exigências constitucionais e dos órgãos de controle.
De acordo com o mais recente Regimento da AG-UFMG, aprovado por meio da Resolução nº 01/2021, sua finalidade precípua é o assessoramento da Universidade, mediante abordagem sistemática e disciplinada, com o objetivo de assegurar, entre outros, a regularidade da administração orçamentária, financeira e patrimonial da UFMG e a racionalização dos seus procedimentos administrativos, contábeis, financeiros e patrimoniais.
A fim de desempenhar suas atribuições, a AG-UFMG promove atividades de avaliação e aprimoramento da governança, gestão de riscos e controles internos da Universidade. Para isso, são realizados trabalhos de auditoria nas Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares, Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais que fazem parte da estrutura organizacional da UFMG.
Além dos trabalhos de auditoria, são realizadas outras atividades relacionadas à atuação das auditorias internas do Poder Executivo Federal. Entre essas, destacam-se o monitoramento das recomendações emitidas pela Controladoria-Geral da União (CGU), o acompanhamento do cumprimento das determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) e a elaboração do parecer da Auditoria Interna sobre a prestação de contas anual da Universidade.
Somado a essas atividades, a AG-UFMG, por demanda do Conselho Universitário, emite parecer sobre a prestação de contas da Universidade, sobre a proposta orçamentária, revisão orçamentária e prestação de contas da Fundação Mendes Pimentel (FUMP) e verifica o cumprimento das resoluções pelas Fundações de Apoio à UFMG.
Tendo como destinatários a alta administração e os gestores da UFMG, os trabalhos realizados pela Auditoria apoiam a Instituição na estruturação e funcionamento dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos. A partir disso, busca-se, conforme o referencial técnico que guia as atividades de auditoria interna governamental, aumentar e proteger o valor organizacional da Universidade, fornecendo avaliação, assessoria e aconselhamento baseados em risco.