No ano de 2022, a Auditoria-Geral da Universidade Federal de Minas Gerais (AG-UFMG) celebra 50 anos desde a sua criação como serviço vinculado ao Conselho Universitário, em 1972.

Desde que foi instituída por meio de um convênio com a Faculdade de Ciências Econômicas, a AG-UFMG passou por uma série de mudanças. Terezinha Freitas, auditora-geral, afirma que, hoje, a Auditoria “trabalha como órgão de apoio à Administração”.

No decorrer dos anos, a AG-UFMG realizou uma ampla gama de auditagens, que se destacaram pela sua qualidade e compromisso com a boa utilização dos recursos públicos. Desde 2020, atendendo ao princípio da transparência, todos os Relatórios de Auditoria, produto final dos trabalhos da AG-UFMG, podem ser acessados por meio do site institucional do Órgão.

Mas foi a construção de pontes a principal inovação nesses cinquenta anos de existência. Isso porque, ainda que diversos Relatórios tenham sido entregues, foi o diálogo com os gestores das Unidades Administrativas e Órgãos Universitários que permitiu que os processos da Auditoria evoluíssem.

Como parte desse diálogo, são realizadas reuniões de abertura e encerramento dos trabalhos de auditoria. Além dessas, a AG-UFMG também aplica um questionário avaliação da Governança e dos Controles Internos nas unidades auditadas a fim de conscientizar os gestores sobre a importância dos controles internos e da gestão de riscos.

Além da intensificação do diálogo com os gestores das unidades auditadas, a AG-UFMG fortaleceu o contato com a Alta Administração da Universidade. Iniciativas como as orientações para implantação das políticas de Governança, Riscos e Controles na UFMG, encaminhadas pela Auditoria ao Gabinete da Reitoria em 2019, estimulou a Universidade a instituir o Comitê Permanente de Governança, Riscos e Controles (Portaria nº 1.519/2020) e a criar a Política de Gestão de Riscos da Universidade (Portaria nº 01/2021).

E as mudanças não param por aí. A implementação de novos sistemas e a reformulação dos métodos relacionados à execução dos trabalhos foram cruciais para que a AG-UFMG se mantivesse atualizada em relação às inovações sobre as práticas de auditoria e melhorasse os seus processos.

Como exemplos dessas melhorias, destacam-se a utilização do sistema e-Aud para monitoramento das recomendações da AG-UFMG e a contínua atualização dos Manuais de Auditoria e de Procedimentos Internos. Além desses, a elaboração do Planejamento Estratégico 2021-2023 e do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) da AG-UFMG foi outra novidade que permitiu aproximar esta Auditoria aos padrões internacionais e alinhar a sua atuação às orientações dos órgãos normativos da atividade de controle interno.

E vem mais novidade por aí!

No próximo mês, a AG-UFMG se prepara para escrever mais um capítulo da sua história. Entre os dias 01º a 03 de agosto de 2022, a Universidade Federal de Minas Gerais receberá, pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno (Cobaci). O evento, promovido pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec) receberá palestras, mesas e oficinas sobre a atuação das unidades de auditorias e de controles internos no âmbito das organizações públicas.

Quer saber mais? Confira a reportagem preparada pela jornalista Alessandra Ribeiro sobre o jubileu de ouro da AG-UFMG no site da Universidade.

(Por Bruna Moura)