A Auditoria-Geral da Universidade Federal de Minas Gerais (AG/UFMG) marcou forte presença na 4ª edição do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre os dias 30 de julho e 1º de agosto de 2025 em Brasília. O evento, que se consolidou como um importante espaço para o debate e a disseminação de boas práticas de auditoria interna no setor público, contou com a participação ativa da equipe da UFMG.
A AG/UFMG foi convidada para palestrar sobre “Planejamento Estratégico da Auditoria Interna Alinhado ao IA-CM” e para participar de uma Mesa Redonda sobre temas estratégicos da área. A auditora-geral adjunta, Terezinha Vitória de Freitas Silva, e o auditor Alexandre Costa de Andrade, representaram a instituição no evento.
Durante a apresentação, nossos auditores detalharam o processo de construção do planejamento estratégico da AG/UFMG, a implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) e a evolução do nível de maturidade da unidade. Também foram discutidos os principais indicadores de desempenho desenvolvidos para o gerenciamento do seu Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ).
A participação da auditora-geral adjunta, Terezinha Vitória, na mesa redonda, junto a outros especialistas, como Vânia Cristina da Silva (CGE-GO) e Diocésio Sant’Anna (STJ), reforçou o papel das AUDIN’s no debate sobre o futuro da auditoria interna no Brasil.
Para aqueles que não puderam acompanhar o evento ao vivo, a palestra e a mesa redonda estão disponíveis no YouTube: