A Auditoria-Geral elaborou uma proposta de metodologia de gestão de riscos e controles internos para a UFMG da qual teve a participação como projeto piloto a Escola de Engenharia.

A proposta de metodologia de Gestão de Riscos apresentada pela Auditoria-Geral busca o assessoramento ao Comitê Permanente de Governança, Riscos e Controles(CGRC) da UFMG¹ e tem como principal objetivo auxiliar, sistematizar e padronizar a gestão de riscos e controles internos da UFMG. Almeja-se contribuir para a implantação de boas práticas de Gestão de Riscos e Controles Internos e para a tomada de decisões de governança da Universidade.

A gestão de riscos e de controle interno permite o tratamento adequado dos eventos (riscos e oportunidades) que possam impactar a implementação dos objetivos estratégicos da organização. No entanto, essa abordagem envolve e requer uma mudança cultural para aceitação dos desafios que podem ocorrer em diferentes contextos da universidade.

De forma a tornar esse processo mais simples, o modelo proposto pela Auditoria-Geral contempla um processo contínuo de identificação, resposta e monitoramento dos eventos que possam dificultar o alcance dos objetivos da Universidade, de forma a melhorar a capacidade de construir valor, proporcionando serviços mais efetivos, eficientes e eficazes.

A metodologia sugerida incorpora boas práticas reconhecidas e desenvolvidas pelo TCU e Ministério do Planejamento e Orçamento (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão na época), adaptadas para aplicação no contexto da UFMG. Cabe ressaltar que em qualquer iniciativa de desenvolvimento de metodologias, é fundamental a realização de ajustes para se adequar ao contexto da unidade de gestão de riscos e controles.

Esse projeto piloto é um marco significativo que demonstra que a gestão de riscos e controles internos, embora desafiadora, pode ser implementada de maneira acessível e eficaz. A Auditoria-Geral está empenhada em continuar colaborando com todas as unidades acadêmicas e administrativas para aprimorar os controles, a governança e a gestão de riscos da UFMG.

Na imagem, da esquerda para direita: Diretor da Escola de Engenharia Professor Cícero, Auditora-Geral Terezinha Vitória, Administradora Carla Canela e Vice-Diretor da Escola de Engenharia Professor Henrique.

 

Na imagem: Equipe envolvida no projeto, Diretoria da Escola de Engenharia e Auditoria-Geral

 


¹ No atendimento ao art. 8º da Portaria UFMG nº 1519/2020 que Instituiu a Política de Gestão de Riscos da UFMG, assim como ao disposto na INMP/CGU nº 01/2016 e no Decreto nº 9.203/2017