Foi publicado hoje o relatório do Mapeamento de Competências da Auditoria-Geral da UFMG (AG-UFMG). Este relatório descreve os conhecimentos, as habilidades e as atitudes esperadas para os membros que fazem parte da equipe.

O trabalho de mapeamento de competências faz parte das atividades previstas no Plano de Ação do Planejamento Estratégico 2021-2023 da AG-UFMG.  Além da descrição das competências, foram calculadas as necessidades de desenvolvimento da equipe e foram estruturadas as bases para a formulação das trilhas de aprendizagem profissional para os servidores do setor.

Por meio do diagnóstico das necessidades de desenvolvimento, foi possível identificar quais capacitações devem ser priorizadas no programa de desenvolvimento profissional da AG-UFMG. 

As trilhas de aprendizagem, por sua vez, serão traçadas de acordo com a necessidade de desenvolvimento de cada servidor. Como forma de compartilhar as capacitações com o público externo, foram abertas seções para cada competência mapeada no portal eletrônico da AG-UFMG.

A finalidade é que as trilhas sejam atualizadas sempre que houver consenso entre a gestão e a equipe que determinada capacitação é significativa para os propósitos de aperfeiçoamento profissional da equipe da AG-UFMG.

Planejamento Estratégico 2021-2023

O Planejamento Estratégico 2021-2023 da AG-UFMG indicou as ações a serem executadas neste período a fim de aproximar essa Auditoria Interna aos padrões internacionais para as Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG) e alinhar a sua atuação às orientações dos órgãos normativos da atividade de Controle Interno.

Para essa definição, foi utilizada como metodologia o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público, do Instituto dos Auditores Internos (IIA).

O Modelo IA-CM descreve os estágios que a unidade de auditoria interna deve percorrer para atingir níveis cada vez mais robustos de maturidade em relação aos seus processos internos. Essa metodologia é sugerida pela Controladoria-Geral da União (CGU) para guiar o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) das UAIG, conforme Portaria nº 777, de 18 de fevereiro de 2019.

Mapeamento de Competências

O trabalho de mapeamento de competências da AG-UFMG teve como objetivo atender às seguintes ações previstas no Plano de Ação do Planejamento Estratégico 2021-2023 da AG-UFMG:

  • Mapear as competências do quadro de pessoal da Auditoria-Geral da UFMG – KPA 2.3, 3.4 e 3.5;
  • Mapear as competências sobre liderança e gestão de pessoas do quadro de pessoal da Auditoria-Geral da UFMG – KPA 3.5;
  • Mapear os cursos de liderança e gestão de pessoas realizadas pela chefia da Auditoria-Geral da UFMG – KPA 3.5;
  • Instituir trilhas de aprendizagem profissional que contemplem habilidades comportamentais e gerenciais da equipe da Auditoria-Geral da UFMG – KPA 3.5;
  • Instituir, no âmbito do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ), planos individuais firmados para cada servidor da equipe da Auditoria-Geral – KPA 3.4 e 3.5.

(Por Bruna Moura)