Cidade Administrativa – Minas Gerais

Entre os dias 16 e 20 de maio de 2022 as servidores Bruna Moura e Raissa Pirchiner participaram presencialmente da 1ª Semana Internacional de Controle Interno, evento promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). O evento também ocorreu de forma remota, permitindo a participação de toda a equipe da Auditoria-Geral da Universidade Federal de Minas Gerais (AG-UFMG).

Na ocasião, foram discutidos temas como institucionalização dos sistemas de integridade na Administração Pública, Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mecanismos de proteção ao denunciante, aplicação de técnicas de inteligência artificial nos trabalhos de auditoria interna e acordos de leniência.

“A participação em eventos como esse favorece a troca de informações entre diferentes órgãos que atuam no controle interno. Sem dúvidas essas são importantes oportunidades de aprendizado e reflexão sobre possibilidades de melhoria na forma como trabalhamos”, afirmou a auditora Bruna Moura.

Na imagem, Roberta Codignoto, Rodrigo Fontenelle, Roberto Viegas e Tatiana Camarão.

Ações de capacitação na Auditoria-Geral da UFMG

Desde 2021, a AG-UFMG vem aprimorando os seus processos internos seguindo o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público do Instituto dos Auditores Internos (IIA).

A fim de atingir maior maturidade, a AG-UFMG preparou um plano de ação com atividades estratégicas para a melhoria em seus processos. Entre essas ações, está a realização de capacitações relacionadas aos propósitos das Unidades de Auditoria Interna.

As ações de capacitação fazem parte do Mapeamento de Competências da AG-UFMG, em que foram descritos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes esperadas pelos servidores que fazem parte da equipe.

(Por Bruna Moura)