De 01º a 03 de agosto de 2022, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará o Congresso de Auditoria e Controle Interno do Brasil (COBACI), organizado pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec).

No evento, que será realizado em formato presencial, serão discutidos temas como governança para a política pública educacional federal, consultoria em auditoria interna e gerenciamento de riscos na nova lei de licitações e contratações.

Além de palestras com nomes renomados quando o assunto é auditoria e controle interno, serão realizadas oficinas sobre contabilidade pública e tesouro gerencial. O público terá, ainda, contato com painéis acadêmicos no decorrer do evento.

De acordo com Marília Matsumoto, presidente da UNAMEC, a inclusão das oficinas e painéis acadêmicos na programação tem como objetivo inovar no formato tradicional do COBACI, trazendo maior dinamicidade ao evento.

“Estamos trazendo os maiores especialistas de todo o Brasil para tratar de temas atuais e inovadores relacionados à Auditoria e Controle Interno. Buscamos, realmente, organizar um congresso relevante e imersivo para os participantes” – explicou Matsumoto.

A escolha de Minas Gerais para sediar o Congresso foi estratégica. Na ocasião também serão celebrados os 50 anos da Auditoria-Geral da UFMG. Segundo Terezinha Vitória, Auditora-Geral da Universidade, nos últimos anos a auditoria interna da UFMG avançou em seus processos e procedimentos por meio da implementação de novos sistemas e da reformulação dos métodos relacionados a execução dos seus trabalhos.

Com o avanço das ferramentas digitais nas auditorias, a nova realidade vivenciada pela Auditoria-Geral da UFMG não é um caso isolado.  Seguindo por esse caminho, Terezinha afirma que “o COBACI reunirá grandes nomes que compartilharão conhecimentos, reflexões e dicas sobre como as tecnologias podem facilitar a transformação de dados em informações.”

Serão três dias intensos de compartilhamento de experiências, conhecimentos e reflexões para transformar a atuação da auditoria interna por meio do uso de dados e indicadores.

Nas palavras de Matsumoto, “é um congresso para mudar a perspectiva sobre metodologias, técnicas e abordagens nas auditorias e controladorias, para voltar para casa atualizado e com condições de um desempenho diferenciado. É um espaço de ideias e inovação, de compartilhamento e absorção do que temos de melhor na área. A quem quer se destacar nas auditorias e controladorias, o COBACI é o lugar para estar.”

Maiores informações podem ser consultadas na página do evento [clique aqui para acessar].

(Por Bruna Moura)