Imunologia

O departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB realizará, de 20 a 30 de novembro, o curso Atualização em Imunologia Básica (ênfase em imuno-regulação). A primeira semana abordará temas como conceitos básicos e dogmas imunológicos, moléculas e marcadores de superfície celular, e geração de diversidade imunológica. Já a segunda semana tratará de tópicos como produção de anticorpos, mecanismos efetores mediados por células e imunopatologia. As aulas acontecem de 19 às 22 horas. As inscrições podem ser feitas no Centro de Extensão (Cenex) do ICB, pelo telefone 3499-2533.

Centro Cultural

Três novas mostras foram abertas no Centro Cultural UFMG e podem ser visitadas até 12 de dezembro. A Galeria abriga esculturas de Bet Olival e pinturas de Jaqueline Vojta, que trabalham com a noção de montagem, tornando visível o processo de estruturação das obras. As esculturas relacionam-se com o corpo do observador, enquanto as pinturas trazem um processo artesanal de tingimento de superfície acidentada. Na Sala Celso Renato de Lima está a mostra Rastros do homem, texturas arqueológicas, de Juan Aramayo. São imagens digitalizadas copiadas em papel fotográfico, que remetem à memória coletiva do homem. Já a Sala Ana Horta apresenta Colônia, de Liliza Mendes, constituída por dimensões variadas de uma semi-esfera, que, multiplicadas, encaixam-se e perfazem o núcleo. O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação. O horário de visitação é segunda à sexta, de 11 às 21 horas, e sábados, domingos e feriados, de 10 às 18 horas.

Nietzsche

A professora Scarlett Marton, da USP, lançou na terça-feira, dia 14, no auditório da Escola de Ciência da Informação, o livro Nietzsche - das forças cósmicas aos valores humanos, publicado pela Editora UFMG. Lançada pela primeira vez há 10 anos, a obra é considerada referência obrigatória para a compreensão do pensamento do filósofo alemão. Além de lançar o livro, Marton proferiu a palestra Lobo, Cordeiros e Aves de Rapina - Nietzsche e o diagnóstico dos nossos valores morais.

Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista (PJC), criado em 1981 para incentivar a pesquisa no Brasil, está com inscrições abertas para sua 17a edição até 19 de janeiro de 2001. O tema deste ano, Novas Metodologias para a Educação, pretende estimular a participação de pesquisadores que estudem formas alternativas de avaliação de aprendizagem, estratégias inovadoras de ensino, softwares educacionais e materiais para apoio didático. O prêmio divide-se em quatro categorias: graduados, para pesquisadores que tenham menos de 40 anos até 31 de dezembro de 2000; estudantes, para alunos de escolas técnicas ou de cursos superiores que tenham 30 anos até a mesma data; mérito institucional, incentivo à pesquisa da instituição que inscrever mais candidatos ao prêmio; e orientador, que contempla os responsáveis pela orientação dos trabalhos vencedores.

O prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e da Pesquisa (CNPq), pela Gerdau e Fundação Roberto Marinho. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.cnpq.br/jovemcientista. Mais informações pelo telefone (61) 348-9410.

Questões ambientais

Na próxima sexta-feira, dia 17, a Escola de Engenharia promove debates sobre a Concessão de serviços de saneamento nas grandes cidades do país, enfatizando o caso de Belo Horizonte, e sobre O Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para a região do semi-árido do Nordeste Setentrional.

Os debates serão realizados no salão nobre da Congregação da Escola, à rua Espírito Santo, 35/4º andar, às 9h e 14h, respectivamente. Mais informações com o professor Luiz Rafael Palmier pelo telefone 3238-1003 ou pelo correio eletrônico: palmier@ehr.ufmg.br.

Happy hour

O músico Carlos Pinheiro se apresenta nesta sexta-feira, dia 17, às 18 horas, na Happy hour do Centro Esportivo Universitário (CEU). Ele interpretará canções conhecidas da MPB acompanhado pelo percussionista Nadinho.

 

A vice-reitora Ana Lúcia Gazolla recebeu, na semana passada, a visita do reitor da Universidade de Salamanca, Ignacio de Latorre, para discutir um plano conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na oportunidade, Latorre anunciou a criação de um centro de estudos brasileiros na Universidade de Salamanca, que receberá apoio acadêmico da UFMG. A parceria envolverá diversas áreas do conhecimento e prevê intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, de professores pesquisadores e a realização de eventos comuns.





Busca no site da UFMG




Nº 1299 - Ano 27 - 15.11.2000