Busca no site da UFMG




Nº 1325 - Ano 27 - 22.08.2001
Grude começa a interligar a UFMG

Projeto permitirá a criação de correios eletrônicos e páginas na Internet para a comunidade acadêmica

 

glutinar a população universitária - cerca de 35 mil pessoas - em torno de uma ferramenta eletrônica que garanta segurança e rapidez no armazenamento e na troca de informações. Este é o propósito do Projeto Grude, assim batizado devido à intenção de integrar alunos, professores e funcionários da UFMG.

A implantação do Projeto começou este semestre, com experiências-piloto na Escola de Ciência da Informação e na Reitoria. Mais tarde, o processo será estendido para toda a Universidade, informa o professor Márcio Bunte, assessor de Tecnologia da Informação da UFMG. Também estão em processo de adesão ao Grude o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e a Escola de Belas-Artes.

Coordenados pelo professor Osvaldo Farhat de Carvalho, do Laboratório de Computação Científica do ICEx, os estudos para criação do Grude tiveram início em 1999. A primeira fase do projeto, concluída em abril deste ano, baseou-se na criação da infra-estrutura para seu funcionamento. Foram necessários a formação e o treinamento de uma equipe de desenvolvimento, compra de hardware, instalação e configuração de software, criação de conexões com bancos de dados já existentes na Universidade e desenvolvimento de material didático para cursos. Em decorrência deste trabalho, a UFMG possui sólida base para o uso de ferramentas de colaboração por compartilhamento de documentos e para coordenação por controle de agendas e tarefas.

Segundo Osvaldo Farhat, o maior desafio de qualquer instituição em processo de informatização é garantir a segurança de dados e a identificação inequívoca de pessoas no mundo virtual. Procedimentos aparentemente simples, como trancamento de matrícula em disciplinas ou envio de relatórios de atividades funcionais, somente podem ser realizados eletronicamente caso seja possível controlar a inviolabilidade das informações.

As ferramentas de comunicação disponibilizadas podem contribuir para integrar departamentos e unidades acadêmicas, facilitando projetos interdisciplinares. Toda a comunidade estará em contato com a mais moderna tecnologia de informação e os alunos terão um ambiente comparável ou superior ao encontrado nas empresas mais avançadas.

Ferramentas disponíveis

Correio Eletrônico e Páginas Web - O Grude oferece a alunos, professores e funcionários um endereço eletrônico e uma ferramenta de comunicação pela Internet. Todos também poderão ter páginas na rede, com informações pessoais e de trabalho.

Agenda Corporativa - Permite que reuniões de trabalho sejam marcadas com base nos dados disponíveis nas agendas pessoais dos usuários.

Criação de Intranets - Viabiliza o acesso rápido a atas, resoluções, artigos, além de oferecer condições para a realização de discussões organizadas, preservando a memória da instituição sobre decisões importantes. Câmaras departamentais, colegiados de curso, congregações e conselhos poderão trabalhar de forma mais eficiente e transparente.

Educação a Distância - Permite a disponibilização de conteúdos para a criação de cursos a distancia a partir de cursos presenciais.

Interação em tempo real - Novas perspectivas se abrem para a comunicação. Aulas e conferências poderão ser assistidas pela rede.

 

 
Ciência da Informação sai na frente

Primeira unidade acadêmica da UFMG a entrar no projeto Grude, a Escola de Ciência da Informação (ECI) foi escolhida como piloto por ter rotinas semelhantes às das unidades de grande porte, apesar de dispor de uma estrutura menor. Os cerca de 500 alunos de graduação, 40 professores e 40 funcionários da Escola começaram o semestre utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo projeto Grude.

Segundo o gerente de rede da ECI, Luiz Henrique Santos, o Grude oferece novas formas de trabalho e de interação. Ele cita como exemplo a possibilidade de criação automática de grupos de discussão por disciplina, à medida em que os alunos fazem suas matrículas. "O contato do aluno com o professor e com os colegas será facilitado pela existência desses grupos", explica. Sem contar outras ferramentas - como o endereço eletrônico _ cuja utilização está cada vez mais disseminada em todos os setores da Escola.