Busca no site da UFMG




Nº 1356 - Ano 28 - 04.07.2002


 

 

Conselho de Medicina

O professor Geraldo Luiz Moreira Guedes, chefe do departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, é o novo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG). A posse da nova diretoria aconteceu no final de junho. Guedes é doutor em saúde pública e foi Pró-Reitor de Extensão da UFMG.

Cursos de línguas

A Faculdade de Letras abriu inscrições para os cursos de extensão em línguas modernas (alemão, francês, espanhol, inglês e italiano), em níveis diferenciados, e também para os de línguas clássicas (grego e latim). As aulas, que começam em agosto, são ministradas por professores e monitores da Faculdade de Letras, em horários variados, e serão realizadas nas unidades da UFMG. Os interessados em iniciar o curso em estágio mais avançado deverão fazer um teste de nivelamento no dia 27 de julho, cujo resultado será divulgado dois dias depois. As inscrições podem ser feitas até 25 de julho pela página www.fundep.ufmg.br; e nos postos da Fundep situados na Praça de Serviços do campus Pampulha, e no Conservatório da UFMG, à av. Afonso Pena, 1.534. Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

Geotecnia Ambiental

A Escola de Engenharia da UFMG oferece, a partir de agosto, o curso de Especialização em Geotecnia Ambiental, direcionado a engenheiros, geólogos e outros profissionais da área. O objetivo do curso é preparar o profissional para analisar problemas geotécnicos e definir soluções relacionadas aos impactos ambientais, desde a avaliação até o monitoramento dos projetos. O curso será realizado até julho de 2003 e oferece 27 vagas. A seleção dos candidatos ocorre de 29 de julho a 2 de agosto, com resultado no dia 5 de agosto. As inscrições para seleção podem ser feitas de 8 a 26 de julho pela Internet (www.fundep.ufmg.br), nos postos da Fundep, situados na Praça de Serviços do campus Pampulha; no Conservatório UFMG, na avenida Afonso Pena, 1.534; ou na própria Escola de Engenharia. Mais informações pelos telefones (31) 3499-4220, 3238-1794 e 3238-1828.

Doenças do trabalho

Foi lançado em junho o livro Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde, publicado a partir da ação conjunta entre Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial de Saúde (OMS). A obra foi organizada pela professora Elizabeth Costa Dias, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, e contém artigos de 29 profissionais e especialistas na área de Saúde do Trabalhador.

Com 580 páginas, o livro destina-se a orientar os profissionais dos serviços de saúde, em especial os da atenção básica, sobre os procedimentos de assistência, prevenção e vigilância da saúde dos trabalhadores, tendo como referência a nova Lista Brasileira de Doenças Relacionadas ao Trabalho, organizada pelo Ministério da Saúde.

O Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde foi preparado por encomenda do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde. Mais informações pelo correio eletrônico cosat@saude.gov.br ou pelo telefone (61) 226-6406.

Vestígios

Durante todo o mês de julho, a Sala Ana Horta, do Centro Cultural UFMG, exibe a mostra Vestígios e índices: presença do corpo (buddha), do artista Adriano Gomide. O trabalho pretende aproveitar um espaço pouco explorado: o local onde as obras são apresentadas. Para tanto, as pinturas, de silhuetas humanas, serão feitas diretamente sobre a parede. O trabalho será elaborado com tinta acrílica, sobre a superfície previamente preparada com uma cor correspondente à gerada por uma luz branca. Obtida através de lâmpada incan-descente, essa luz produz um tom quente ao incidir sobre o fundo também branco. O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação. Mais informações pelos telefones 3238-1078 e 3238-1079.

Erramos

Cátedras

A chamada sobre as cátedras do IEAT, publicada no encarte da edição 1.353, de 13 de junho, informou incorretamente que o período para indicação de nomes com potencial de ocupar as cátedras iria de 13 de julho a 15 de agosto. Na verdade, esse prazo, iniciado em 15 de junho, vai até 30 de agosto. Além disso, o texto não informou que os titulares das Cátedras Fundep/IEAT serão contratados por um período de 30 a 90 dias ao ano, com remuneração compatível com a recebida em sua universidade de origem, considerando diferenças de áreas e países. Mais informações: www.ufmg.br/ieat/acontece ou pelo telefone 3499-4123.

Museu de História Natural

A professora Mônica Meyer (foto) foi empossada, no dia 24 de junho, como diretora do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, iniciando seu segundo mandato à frente do órgão. Professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG, Mônica Meyer é graduada em Biologia, com mestrado em Educação pela UFMG e doutorado em Ciências Sociais, na área de Antropologia, pela Unicamp. Em sua primeira gestão, a professora reestruturou o programa de educação musical do Museu e criou o projeto Vizinhos do Museu, que buscou estreitar os laços com a comunidade externa. Para o segundo mandato, Mônica Meyer elegeu uma prioridade: "Vamos pensar o Museu como espaço educativo, de formação, não meramente ilustrativo ou complementar".