Busca no site da UFMG




Nº 1389 - Ano 29 - 27.03.2003


 

 

Proteção intelectual

Já está à venda a segunda edição da cartilha Introdução aos instrumentos jurídicos de proteção e negociação de direitos de propriedade intelectual, editada pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT) da Pró-Reitoria de Pesquisa. De autoria da advogada Nizete Lacerda, em colaboração com Robespierre Foureaux, a publicação compila informações sobre a legislação pertinente à área, centrando-se nos principais institutos jurídicos que protegem a propridade intelectual, como contratos, convênios, consórcios administrativos, tratados, e termos aditivos, termos de participação e termos de sigilo.

A produção da segunda edição da cartilha foi motivada pela intensa procura por exemplares da primeira versão, rapidamente esgotados. Esta edição foi atualizada de acordo com o novo Código Civil (Lei no 10.406/2002). Exemplares da publicação podem ser solicitados à CT&IT pelo telefone (31) 3499-4033 ou pelo correio eletrônico ct&it@ufmg.br. A cartilha custa R$ 15. Mais informações no endereço www.ufmg.br/prpq/ctit.htm.

Corte de Haia

Entre 30 de março e 5 de abril, cinco estudantes da Faculdade de Direito representarão o Brasil em Washington (EUA), numa competição que reunirá 90 equipes de 75 países. Organizado pela Associação dos Estudantes de Direito Internacional (Internacional Law Students Association - ILSA), fundada há quase 50 anos, o concurso cria, anualmente, um caso de litígio entre nações fictícias. Numa simulação da Corte Internacional de Justiça (de Haia), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), cada equipe é responsável por defender um determinado país. Para chegar à final nos Estados Unidos, os estudantes participaram, em fevereiro, da eliminatória do concurso, realizada na Universidade Católica de Santos (Uni-Santos). A primeira fase contou com a participação de 500 escolas de Direito de 90 países.

Eleições na OAP

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para a formação de chapas para a Diretoria e conselhos Deliberativo e Fiscal da Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG. Com as eleições, marcadas para o dia 22 de maio, serão preenchidos 34 cargos.

Inscrições na secretaria da OAP, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Mais informações na própria Organização, pelo telefone (31) 3499-4505, fax (31) 3491-4277 ou através do correio eletrônico oapufmg@yahoo.com.br.

Mestrado em Música

Até 20 de abril, estarão abertas, na Escola de Música, as inscrições para o curso de mestrado na área de concentração em Performance musical. Este ano, são oferecidas 16 vagas para os seguintes instrumentos: Clarineta (2), Contrabaixo (3), Flauta (3), Piano (4), Violino (2), Violoncelo (2).

Os candidatos farão provas eliminatórias (recital público e entrevista) e classificatória (história da música, teoria e análise musical, redação em português e interpretação de texto em inglês). Inscrições na secretaria do Programa de Pós-Graduação da Unidade, no campus Pampulha. Informações pelo telefone (31) 3499-4720, correio eletrônico mestrado@musica.ufmg.br ou na página www.musica.ufmg.br/posgraduacao.

Parasitologia

O professor aposentado do ICB, David Pereira Neves, lança, no dia 11 de abril, na Faculdade de Saúde e Ecologia Humana, em Vespasiano, o livro Parasitologia Dinâmica. As abordagens dos temas e a distribuição dos capítulos da obra, lançada pela Editora Atheneu, buscam atender a uma visão moderna e holística da parasitologia. No livro, o leitor encontrará conceitos gerais sobre parasitos e capítulos específicos sobre Protozoologia, Helmintologia, Artrópodes e Técnicas parasi-tológicas. Mais informações pelos telefones (11) 3331-9186 e (11) 223-0143.

 

Campus 2000

A reitora Ana Lúcia Almeida Gazzola e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, assinaram, na última sexta-feira, dia 21, no campus Pampulha, contrato de aquisição, pela Prefeitura, de imóveis que a UFMG possui na região Centro-Sul da Capital. Pelos imóveis, a Prefeitura pagará à Universidade R$ 45 milhões.

A compra foi viabilizada através de empréstimo tomado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dentro do Programa de Modernização e Ampliação dos Meios Físicos das Instituições de Ensino Superior. Os recursos serão aplicados pela UFMG para financiar obras de consolidação do campus Pampulha, o projeto Campus 2000.

A negociação com a PBH, iniciada em maio de 2000, prevê a alienação do complexo da Escola de Engenharia (com exceção do Centro Cultural); do prédio do antigo Coleginho, no bairro Santo Antônio; da Faculdade de Farmácia; de dois andares do Edifício Acaiaca; do antigo prédio da Faculdade de Odontologia e de dois lotes na rua Josafá Belo, no bairro Cidade Jardim.

Por decisão do Conselho Universitário, os recursos obtidos com a venda
desses imóveis serão destinados prioritariamente à construção das novas sedes da Escola de Engenharia, obra que deverá ser iniciada em junho deste ano, e da Faculdade de Ciências Econômicas, com início previsto para agosto.