Busca no site da UFMG




Nº 1471 - Ano 31 - 3.2.2005

O vestibular como ele é

Com fotos e registro instântaneo de informações, página de notícias sobre o concurso estimula acessos

Maurício Guilherme Silva Jr.

Cenas do Vestibular 2005 registradas na página eletrônica da UFMG
Fotos: Foca Lisboa e Andréa Hespanha

enas do "Vestibular como ele é" _ e no instante em que tudo acontece _, notícias minuto a minuto e dados estatísticos atualizados permanentemente. Clara representação dos tempos modernos, o site da UFMG _ e sua diversidade de informações _ costuma bater recorde de consultas durante as provas do concurso.

Para se ter uma idéia, apenas em novembro do ano passado, mês em que foi realizada a primeira etapa do Vestibular 2005, o setor de Web do Centro de Comunicação (Cedecom) registrou cerca de 88 mil acessos à página eletrônica com conteúdo jornalístico ( www.ufmg.br/online/vestibular2005).

Em termos comparativos, no mês de dezembro, logo após a primeira etapa do concurso, o índice de acessos à página com informações jornalísticas caiu para 8.566. O boom registrado no mês de novembro está relacionado, na verdade, ao grande número de pessoas direta e indiretamente envolvidas no exame. O Vestibular 2005 da UFMG inscreveu 73.827 candidatos, que disputaram 4.674 vagas. Quando se trata da busca por informações, os números relativos a consultas são potencializados.

"Cada candidato mobiliza, no mínimo, cinco outros interessados, entre pais, irmãos, tios, avós e amigos. Ao todo, o Vestibular atrai o interesse de meio milhão de pessoas", calcula o professor Antônio Emílio Angueth de Araújo, coordenador geral do Vestibular da UFMG. O auge ocorre no mês de novembro. "Candidatos e pais cuidadosos acessam o site diversas vezes com o intuito de se informar sobre as novidades, pequenas alterações ou mudanças em setores de prova", diz.

Também na segunda etapa, realizada de 10 a 16 de janeiro e que contou com a participação de 11.683 candidatos, foram identificados números expressivos. Apesar das férias de alunos e professores, responsáveis por grande parte das consultas ao site da UFMG, dados do Cedecom revelam que o site recebeu 7.315 acessos no período. Outros números do primeiro mês de 2005 dizem respeito ao interesse geral pelas questões do Vestibular: 17.764 pessoas "baixaram" as provas no site da Comissão Permanente do Vestibular (www.ufmg.br/copeve). Na primeira etapa, cerca de 115 mil internautas consultaram o gabarito divulgado pela Copeve.

Imagens

No portal de notícias do Vestibular, os interessados encontram informações de natureza diversa. Além de dados em tempo real, quem não estiver no campus Pampulha pode acompanhar instantâneos do cotidiano do concurso flagrados pela lente do repórter fotográfico Foca Lisboa. Cenas do apoio dos pais, da ansiedade dos candidatos, do último estudo antes do exame, da realização das provas ou do movimento de entrada e saída de carros ficam registradas na tela do computador. Imagens em movimento também estão à disposição de internautas de todo o mundo: a programação da TV UFMG vai ao ar em link especial.

Desenvolvida com o mesmo padrão do portal de notícias da Universidade, o site do Vestibular possibilita o acesso rápido a informações estatísticas, qualitativas e visuais. "Mantivemos a identidade estética e utilizamos o sistema de gerenciamento de notícias que possibilita a publicação das informações e fotos em tempo real", explica Luis Carlos Rubino, webdesigner do Cedecom. Simplicidade é a palavra que exprime os objetivos da área de designer. "Através de programação simples, buscamos concentrar a atenção do interessado. De uma só vez, o internauta tem acesso às informações visuais e jornalísticas", completa Luis Carlos.

O site e o vestibular

88 mil acessos à seção de notícias da página em novembro

Concurso mobiliza 500 mil pessoas direta e indiretamente

17.764 pessoas acessaram a página da Copeve (www.ufmg.br/copeve) para "baixar"as provas

Na primeira fase, 115 mil pessoas consultaram o gabarito das provas