Busca no site da UFMG
Nš 1503 - Ano 32
06.10.2005



Urnas eletrônicas

Pela primeira vez, a UFMG utilizará urnas eletrônicas na consulta que subsidiará a elaboração da lista tríplice de candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor. Convênio assinado com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) permitirá o uso das urnas, que serão distribuídas em 101 seções eleitorais, para atender a cerca de 40 mil votantes, entre professores, servidores e alunos.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Hudson Fernandes Amaral, haverá votação em cédulas apenas nas unidades da UFMG localizadas em Montes Claros e Diamantina e na Fazenda de Igarapé. "O uso das urnas eletrônicas agiliza o processo, oferece maior comodidade, mantendo ou até reforçando a segurança", comenta Amaral.

No próximo dia 19, das 13h às 17h, os candidatos participam, no auditório da Reitoria, do segundo debate oficial, promovido pela Comissão Eleitoral. O primeiro ocorreu nesta quarta-feira, 5, no campus Saúde. No dia 26 de setembro, as chapas participaram de debate não oficial, promovido pela congregação da Faculdade de Educação.

Ciência no cinema

A trajetória histórica da ciência retratada no cinema é tema do seminário História da ciência no cinema, que acontece entre os dias 10 e 28 de outubro, das 19h às 21h30, no auditorio Sônia Viegas, da Fafich, campus Pampulha. Promovido pelo grupo de estudos Scientia, o encontro reunirá especialistas de diversas áreas da história, literatura, educação e filosofia em debates sobre filmes como Greystoke _ a lenda do Tarzan, Sonhos Tropicais e Galileu, entre outros.

Para inaugurar o seminário, no dia 8 de outubro, será lançado o livro História da ciência no cinema, coletânea de artigos sobre o assunto organizada pelo professor da Faculdade de Educação, Bernardo Oliveira. O lançamento acontece às 10h, na livraria Ouvidor, rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi. O preço do livro é R$ 30.

As inscrições para o seminário custam R$ 65. Os inscritos ganharão exemplar do livro História da ciência no cinema. Mais informações pelo telefone (31) 3499-5045.

Beth é enterrada no Parque da Colina

Foram enterrados neste domingo, dia 2, no Cemitério Parque da Colina, os restos mortais da servidora Elizabeth de Souza Pinheiro, a Beth (foto), encontrados, no dia 28 de setembro, próximo à saída da UFMG nas imediações da avenida Antônio Abrahão Caram.
Reprodução

A ex-secretária, de 38 anos, desapareceu no dia 10 de março de 1999, quando deixava o trabalho no Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Ela iria se encontrar com o marido, o engenheiro Gilberto dos Santos. Elizabeth foi vista pela última vez, à noite, nas proximidades da Praça de Serviços.

Em nota à comunidade universitária, a reitora Ana Lúcia Gazzola lamentou a confirmação da morte da servidora. "Desejo externar meu mais profundo pesar pelo ocorrido e, ao mesmo tempo, transmitir a expressão de nossa irrestrita solidariedade aos seus familiares". No texto, a reitora também manifestou a disposição da Universidade em assegurar "as condições necessárias à tranqüilidade" de quem trabalha e freqüenta os campi e unidades da UFMG.

Nova direção

O professor Ronaldo Benda é o novo diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ele substitui o professor Pablo Juan Greco, de quem foi vice nos últimos quatro anos. Benda e a sua vice, a professora Márcia Bastos Rezende, foram empossados no dia 3 de outubro, no auditório da Unidade.

A nova direção quer consolidar a Unidade como uma das melhores do país, tarefa que, certamente, será facilitada com a ampliação da pós-graduação. O primeiro passo nesse sentido foi a aprovação do programa de doutorado em Fisioterapia. A Unidade também quer ampliar o Centro de Treinamento para receber atletas de outras modalidades. Atualmente, o Centro trabalha com atletas de ginástica olímpica, rítmica e esgrima.

Universidades francesas

A UFMG recebeu, no 28 de setembro, representantes de 120 universidades da França. Eles vieram a Belo Horizonte participar da Semana do ensino superior francês no Brasil - encontros acadêmicos franco brasileiros, promovida pelo ministério da Educação daquele país. No dia 26, a reitora Ana Lúcia Gazzola e o reitor Olivier Audéoud, da Universidade de Paris X (Nanterre), assinaram acordo de cooperação. Segundo o diretor adjunto de Relações Internacionais da UFMG, Maurício Freire Garcia, o termo de cooperação prevê atividades nas áreas de Direito, Gestão, Letras, Ciências Humanas e Sociais.

Também participaram da solenidade de assinatura do acordo diretores da Faculdade de Direito, Aluízio Gonzaga; da Face, Clélio Campolina; de Ação Cultural, Fabrício Fernandino, e de Relações Internacionais, Sandra Almeida, além de pró-reitores e pesquisadores. O cônsul honorário da França em Belo Horizonte, Manoel Bernardes, acompanhou o reitor Olivier Audéoud.

Centro de Estudos Legislativos

Os desafios políticos da contemporaneidade frente às atuais crises e seus impactos foram temas das discussões do seminário A crise política e a democracia brasileira, que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, no campus Pampulha, e na Escola do Legislativo. A realização foi uma parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo (Nepel), da Assembléia Legislativa, e do Centro de Estudos Legislativos (CEL) - núcleo de estudos da Fafich - que, na ocasião, promoveu assembléia inaugural para escolha de seu conselho técnico-científico, formado por seis professores, dois pesquisadores e um representante da Escola do Legislativo. Coordenado pelos professores Carlos Ranulfo e Maria de Fátima Anastasia, do Departamento de Ciência Política (DCP), o CEL pretende estimular estudos acadêmicos sobre as casas legislativas do Brasil.

O CEL é formado por cerca de 30 pesquisadores, entre professores, mestrandos, doutorandos, professores e alunos de graduação dos cursos de Ciências Sociais, Sociologia e Antropologia e Ciência Política.