Busca no site da UFMG

Nº 1588 - Ano 34
30.10.2007

Aconte

Hidroginástica

O Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG oferece vagas para as aulas de Deep Water Exercises, modalidade de hidroginástica praticada em piscina com dois metros de profundidade. Esse tipo de exercício é indicado para pessoas interessadas em emagrecer, reduzir o estresse e melhorar o condicionamento físico. As aulas ocorrem às segundas e quintas-feiras, das 12h às 12h45 e das 18h30 às 19h15. A mensalidade custa R$ 40. Mais informações pelo telefone (31) 3409-2375.

Saúde mental

Estão abertas, no âmbito da educação continuada, as inscrições para a IV Jornada Acadêmica de Saúde Mental, que será realizada nos dias 5, 6 e 8 de novembro. O objetivo do evento é contribuir para a formação de profissionais na área por meio da ampliação das oportunidades de aprendizado, aprofundamento e debate de assuntos relacionados à saúde mental.
Poderão se inscrever acadêmicos e profissionais da área de saúde. A inscrição será feita no Centro de Extensão da Faculdade de Medicina (avenida Alfredo Balena, 190, 1º andar), até a data de início do evento ou até o preenchimento das vagas. Outras informações pelos telefones (31) 3248-9645/9644 e na página www.medicina.ufmg.br/sam/jasme.

Personalidade médica

O professor Apolo Heringer Lisboa, da Faculdade de Medicina, foi homenageado como Personalidade Médica Mineira 2007, na categoria Saúde Pública, pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina (CRM/MG) e Sindicato Regional de Medicina de Minas Gerais (Sinmed/MG).

Idealizador e coordenador-geral do Projeto Manuelzão, Apolo é fundador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas. Médico graduado pela UFMG, em 1967, é especialista em Pneumologia pelo Centro Hospitalar Universitário de Beni-Messous (Argel) e em Epidemiologia, pela Universidade Livre de Bruxelas.

UFMG Jovem recebe seis mil estudantes

Cerca de seis mil estudantes de 5ª a 8ª série de escolas de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Ouro Preto visitaram, nos dias 18 e 19 de outubro, os estandes da UFMG Jovem, que exibiram trabalhos dos alunos do Centro Pedagógico e do Coltec, e da 1ª Feira de Ciências do Ensino Básico (Feceb), montadas na Praça de Serviços, campus Pampulha.

A inserção da ciência em temas cotidianos pontuou os trabalhos apresentados durante o evento, que levou a estudantes e professores da educação básica o conhecimento desenvolvido na Universidade. “Percebemos o interesse dos alunos em produzir materiais para o próximo ano, e muitos professores planejam organizar eventos similares em suas próprias escolas”, comentou a professora Tânia Margarida Lima Costa, coordenadora geral do Centro de Difusão da Ciência (CDC) da UFMG.

Os saltimbancos

Uma montagem especial do clássico infantil Os saltimbancos será apresentada nesta quarta-feira, dia 31, dentro do Projeto Quarta Doze e Trinta, no auditório da Reitoria. O espetáculo foi preparado pelo Grupo Nós Cegos, do Instituto São Rafael, formado por atores com deficiência visual.
O musical narra a história de quatro animais que abandonam seus patrões para tentar a vida na cidade, trabalhando como músicos. O espetáculo foi escrito pelo italiano Sérgio Bardotti, inspirado em conto dos Irmãos Grimm. No Brasil, recebeu várias adaptações, sendo a mais famosa a de Chico Buarque, em 1977.

O Quarta Doze e Trinta é uma promoção da Diretoria de Ação Cultural (DAC), em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com patrocínio da Nossacoop.

Música na escola

A Escola de Música vai oferecer oficinas de iniciação musical a alunos do ensino fundamental de escolas situadas em áreas de risco social e aos jovens das comunidades do entorno dessas escolas. Tais oficinas compõem o projeto Música na escola, lançado na semana passada. Trata-se de parceria estabelecida entre a Escola de Música e o projeto Escola aberta, desenvolvido pelo Ministério da Educação e Unesco.

O projeto busca criar oportunidades de cultura e lazer para esses jovens, diminuindo seu tempo ocioso. O trabalho, que abrangerá os municípios de Betim, Brumadinho, Esmeraldas, Nova Lima e Vespasiano, tem coordenação acadêmica do professor Maurício Veloso e coordenação-executiva de Ângela Nogueira.

Giramundo

O anjo, A rainha da noite, O papagaio, Iemanjá e Professor Aronax, entre outros famosos bonecos do Grupo Giramundo, estão em exposição, até esta quarta-feira, dia 31, na Sala Celso Renato, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174). O Giramundo foi fundado em 1970 por Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Vivacqua, artistas plásticos ligados à Escola de Belas-Artes da UFMG, que se dedicaram à pesquisa, preservação e produção das mais variadas formas de teatros de boneco.

Atualmente, o grupo mantém em Belo Horizonte a maior coleção privada de marionetes do Brasil, com mais de 850 bonecos que compuseram a produção de 33 peças em 37 anos. Mais informações sobre a mostra pelo telefone (31) 3238-1090.

erramos

maira
Maíra Vieira

Cariúnas

As fotos que ilustram a matéria do Projeto Cariúnas, publicadas na edição 1.587 do BOLETIM, são de autoria de Maíra Vieira e não de Foca Lisboa, como foi informado. O telefone do projeto também foi publicado incorretamente. O número certo é 3495-5510.