Busca no site da UFMG

Nº 1625 - Ano 34
12.09.2008

acontece


Prograd noturna

Desde o início de agosto, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) funciona à noite, todos os dias da semana, para receber demandas de alunos que estudam nesse turno. De segunda a quinta-feira, o atendimento é feito pelo funcionário Ricardo Viana Velloso, na sala 6.026 do 6º andar da Reitoria. Além disso, na segunda-feira há plantão noturno a cargo da pró-reitora adjunta Carmela Polito e/ou do pró-reitor Mauro Braga. Na sexta-feira, o atendimento ocorre na sala 6.032. Até as 22h, os estudantes poderão obter informações e protocolar processos e requerimentos.

Literatura e Medicina

A escritora Adélia Prado é a convidada da próxima edição do Programa Saúde & Cultura. Em apresentação especial no dia 25, às 19h30, na sala 34 (anfiteatro Amílcar Vianna Martins) da unidade, ela falará sobre a relação entre Literatura e Saúde.
O bate-papo será moderado pelo professor Ram Avraham Mandil, da Faculdade de Letras, psicanalista e ex-aluno de Medicina da UFMG. O Saúde & Cultura é promovido pelas unidades do campus Saúde.

Procuradoria lança novo site

A Procuradoria Federal na UFMG (PF-UFMG) inaugurou seu novo site (www.ufmg.br/pfufmg). Por meio dele, a comunidade acadêmica poderá conhecer as leis que regem a Universidade, copiar modelos de instrumentos jurídicos do âmbito da instituição e entender o funcionamento do órgão.

O site também noticiará diariamente as decisões judiciais que afetam a UFMG, assim como os principais pareceres emitidos pela Procuradoria. O objetivo central é dar visibilidade para as ações do órgão. “Muitas pessoas pensam que a Procuradoria é um órgão que burocratiza a Universidade. Queremos demonstrar que é justamente o contrário”, explica Simone Baccarini, procuradora-geral adjunta.

Projeto premiado

O projeto Além do olhar: o diagnóstico de um público formado por pessoas com deficiência visual diante da informação jornalística foi o ganhador da XV Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom Nacional), evento integrante do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2008), na categoria Relações Públicas, modalidade Pesquisa.

O trabalho, desenvolvido pelos então graduandos em Comunicação Social pela UFMG Bruno de Moraes Castro e Mário Mendes Neto, sob a orientação do professor Rennan Lanna Martins Mafra, diagnosticou a situação e as expectativas dos deficientes visuais de Belo Horizonte, tendo em vista a elaboração de um veículo jornalístico orientado para este público. Os resultados da pesquisa serviram de referência para a elaboração da Revista Realejo, voltada para deficientes visuais e formada por reportagens, crônicas, notas e entrevistas em áudio.

Outro trabalho premiado no Intercom 2008 foi o projeto Extensões: um estudo de configuração da comunicação da Proex/UFMG, que ficou em segundo lugar na categoria Relações Públicas, modalidade Produto Governamental. Foi desenvolvido pelos então alunos do curso de Comunicação Social Clarice Feres, Luisa Naves, Rodolfo Feraz e Flávia Reis, sob orientação de Rafael Cruz e Silva e co-orientação de Augusto Simeone.

UFMG é quarto lugar em indicador único do MEC

A UFMG é a quarta colocada no Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC), criado pelo Ministério da Educação para sintetizar a avaliação de todos os cursos de graduação e pós-graduação das universidades federais. A Universidade somou 414 pontos e só fica atrás das universidades federais de São Paulo (Unifesp), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Viçosa (UFV).

O indicador é calculado a partir da média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação – e do conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada, de acordo com o número de matrículas dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, integradas e outras tiveram seu IGC divulgado. Mais informações sobre o Índice na página www.inep.gov.br/areaigc.

Pampulha limpa

Como parte da programação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o projeto Pampulha Limpa promove neste sábado, dia 20, mais um mutirão de limpeza na orla da Lagoa da Pampulha. A atividade reunirá voluntários e alunos de escolas localizadas nas cercanias da Pampulha e das nascentes de ribeirões que desaguam no reservatório.

O Pampulha Limpa é uma iniciativa de educação ambiental desenvolvida por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG que busca conscientizar a população belo-horizontina sobre o impacto do lixo na qualidade das águas da Lagoa. Realizado há cinco anos, o mutirão envolveu, em 2007, 18 escolas da região da Pampulha, do bairro Caiçara e de áreas onde há nascentes de ribeirões que alimentam a Lagoa. Ao todo, foram coletados 920 quilos de lixo, entre orgânico, plástico, vidro, papel, borracha e madeira. Mais informações sobre o projeto Pampulha Limpa na página www.pampulhalimpa.org.