Busca no site da UFMG

Nº 1648 - Ano 35
13.4.2009

acontece

Vibratrio

Uma estética experimental baseada na fusão entre MPB, música latina, rock, funk e jazz é a base do estilo do Vibratrio, que se apresenta nesta quarta-feira, dia 15, no programa Quarta Doze e Trinta, na Praça de Serviços. Formada por André “Limão” Queiroz (baterista), Fred Heleodoro (contrabaixista) e Antônio Loureiro, o trio desenvolve versões originais e improvisadas para composições de Jimi Hendrix, Hermeto Pascoal, Ed Mota e Wayne Shorter. Todos os três têm vínculo com a UFMG. Limão é professor e Heleodoro e Loureiro são alunos da Escola de Música.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.

HC atende vítimas de violência

O Ambulatório de Trauma do Hospital das Clínicas está recebendo pessoas vítimas de violência física ou psicológica, interessadas em participar de um programa especializado de terapia viabilizado por meio do SUS. O objetivo é atender crianças, adolescentes e adultos submetidos a algum tipo de violência e que não conseguiram restabelecer o equilíbrio, manifestando o chamado Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Os residentes em Belo Horizonte devem procurar inicialmente o centro de saúde mais próximo de suas casas e solicitar o encaminhamento ao HC. Já os moradores de outras cidades podem se informar pelo telefone (31) 3409-9551.

Aerodesign

A equipe Uai-Sô-Fly, formada por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da UFMG, conquistou o segundo lugar na competição Aerodesign East 2009, promovida pela Society of Automotive Engineering (SAE).
O evento foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril, em Marietta, nos Estados Unidos, e contou com a participação de 65 equipes de universidades de várias partes do mundo.

Liderada pela aluna Mariana Bebiano, a Uai-Sô-Fly obteve o primeiro lugar na avaliação do relatório técnico e o segundo na apresentação oral do projeto. A equipe da UFMG chegou a bater o recorde de carga, assumindo o primeiro lugar geral, mas foi ultrapassada pela equipe Poli, da Universidade de São Paulo (USP), que venceu a competição. A diferença no resultado final foi de apenas 0,9 ponto.

Patente

Medicamento contra hipertensão desenvolvido por pesquisadores da UFMG foi patenteado este mês no Canadá. Após a realização de testes clínicos, o remédio poderá ser comercializado no país pelo laboratório Biolab Sanus. Trata-se de um medicamento contra a hipertensão, de longa duração, administrado por via oral. A fase 1 dos estudos clínicos, que avalia a toxicologia do fármaco, já foi realizada no Brasil.

O Biolab Sanus aguarda apenas autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização das fases 2 e 3, que validam a eficácia e a segurança do produto. Na UFMG, os estudos envolveram pesquisadores dos departamentos de Química, do ICEx, e de Fisiologia e Biofísica, do ICB.

O licenciamento da tecnologia foi conduzido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT/UFMG) para o laboratório Biolab Sanus em 2003. É esse processo que permite que o fármaco, após os estudos clínicos, seja produzido em escala comercial. Em troca, a Universidade receberá royalties sobre o faturamento líquido das vendas do medicamento.

Fundações de apoio

O reitor Ronaldo Pena participará, nesta quarta-feira, dia 15 de abril, de audiência pública no Senado Federal sobre a situação das fundações de apoio às universidades e o futuro do gerenciamento de ciência e tecnologia no país. A audiência, proposta pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), será realizada na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado. Também foram convidados o ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, e o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis.

Segundo Flexa Ribeiro, os senadores receberam informações de que o acórdão 2.731/2008 do TCU impôs muitas restrições ao funcionamento das fundações de amparo à pesquisa. “A decisão do Tribunal acabaria por gerar problemas como atrasos na execução de projetos de pesquisa em todo o país. Nossa intenção é ouvir o que de fato ocorre e discutir como poderemos contribuir para um entendimento. Não podemos ter um processo que trava ao invés de acelerar a pesquisa e a ciência no Brasil”, afirmou.

A UFMG foi uma das 16 universidades federais que tiveram aspectos de seu relacionamento com as respectivas fundações – no caso, a Fundep – questionados pelo TCU. A Universidade recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) por discordar do conteúdo do acórdão e para resguardar a autonomia universitária.

Isenção da taxa do Vestibular

Serão abertas no dia 22 de abril as inscrições para o programa de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2010. A partir desta data, o formulário estará disponível na página www.ufmg.br/copeve. Para os interessados que não têm acesso à internet, haverá postos de atendimento no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) e na sede da Copeve, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627, Unidade Administrativa III, segundo andar).

As inscrições encerram-se no dia 11 de maio. Depois dessa etapa, os candidatos devem enviar pelos Correios, até 13 de maio, cópias de toda a documentação necessária para a comprovação de sua situação socioeconômica.