Busca no site da UFMG

Nº 1650 - Ano 35
27.4.2009

Universo descortinado

Mostra das Profissões deverá reunir cerca de 60 mil alunos
do ensino médio na UFMG

Luiza Lages

De 28 a 30 de abril, a UFMG volta a abrir suas portas para alunos do ensino médio e outros interessados em estudar na Universidade. A Mostra das Profissões 2009 oferece palestras sobre cursos de graduação e o mercado de trabalho, salas interativas e outras atividades. Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e realizada pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), a Mostra das Profissões é organizada desde 2004. O objetivo é auxiliar os estudantes do ensino médio em sua futura escolha profissional e apresentar diferentes opções de cursos oferecidos pela UFMG.

“A novidade deste ano é a exposição ao público visitante dos cursos que estão em fase de aprovação dentro da Universidade”, conta o coordenador da Mostra das Profissões, professor Gilberto do Vale Rodrigues. A edição de 2009 traz programação que revela os percursos acadêmicos que existem hoje na Universidade, além dos dez cursos que poderão ser oferecidos no Vestibular 2010. Gilberto Rodrigues lembra que a inclusão dos cursos na Mostra das Profissões não é garantia da inclusão efetiva no Vestibular.

A estimativa é de que mais de 60 mil pessoas passarão pela UFMG durante a Mostra, a maioria alunos do 3º ano do ensino médio. “Durante a visita, o aluno tem uma visão mais clara das profissões relacionadas a cada curso. Mais bem informado e realizando uma escolha de curso mais consciente, reduzimos a possibilidade de abandono, o que pode promover melhor ocupação das vagas oferecidas pela Universidade”, afirma o professor.

Programação

Durante os três dias, as salas da Faculdade de Letras, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Escola de Ciência da Informação, do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Ciências Econômicas vão virar espaço interativo e aberto aos visitantes. Alunos e bolsistas de projetos da Universidade serão responsáveis por apresentar os respectivos cursos. “Os egressos do ensino médio têm muita dificuldade em escolher um curso dentre tantas possibilidades. A Mostra das Profissões permite um contato mais direto do futuro candidato com alunos e professores dos cursos de interesse”, diz Gilberto Rodrigues.

Maísa Dantas, aluna do sétimo período de Comunicação Social, vai assumir a sala do curso por um período durante a Mostra. “Já participei da Mostra outras vezes, e os visitantes geralmente querem saber sobre o curso e sobre as habilitações, porque às vezes é difícil entender como funciona o currículo. Muitos também perguntam sobre o mercado de trabalho, sobre as perspectivas para quem se forma, com o que pode trabalhar”, relata a estudante. As salas ficarão abertas das 8h às 21h30 nos dias 28 e 29, e das 8h às 18h no dia 30. Cada curso também apresentará uma minipalestra de 30 a 40 minutos nos horários da manhã, tarde e noite dos dois primeiros dias e na manhã e tarde do último dia. As palestras, ministradas por professores, vão tratar do curso, de possibilidades de formação e de perspectivas profissionais.

“A maioria dos alunos chega em caravanas organizadas pelas escolas, o que faz com que tenhamos também um considerável número de professores do ensino médio que acompanham as suas turmas”, afirma Gilberto Rodrigues. Para eles serão oferecidos 51 minicursos nas diversas áreas da UFMG. Cada um terá duração de quatro horas, em um mesmo dia e com temas de interesse para os educadores e que possam ser trabalhados nas escolas. Ensino de teatro, Ativando a biblioteca escolar e A química e a nanotecnologia são alguns deles.

Para que o visitante possa conhecer a UFMG, a Mostra das Profissões 2009 vai promover o Campus Tour: visitas guiadas com o objetivo de apresentar o espaço do campus Pampulha e a localização das unidades. Ônibus farão um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros durante 50 minutos, com saídas regulares da Praça de Serviços.

Em Montes Claros

A Mostra das Profissões 2009 acontece também no campus regional da UFMG em Montes Claros, no dia 6 de maio, das 8h às 21h30. Os cursos de Administração, Agronomia, Ciência de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia terão salas interativas e minipalestras. Os cursos sediados em Belo Horizonte serão apresentados na Mostra de Montes Claros em uma sala única.