Busca no site da UFMG

Nº 1662 - Ano 35
10.8.2009

Um mês de boas-vindas

Eventos de recepção aos estudantes se estendem ao longo de agosto

Calouros no auditório da Reitoria acompanham programação do primeiro semestre

Os estudantes da UFMG terão boa parte do mês de agosto para celebrar a volta às aulas, que ocorre na próxima semana. Ao longo deste mês, uma série de eventos marcará o início do semestre letivo de calouros e veteranos.

A recepção aos cerca de 2.600 novos alunos representa o pontapé inaugural da maratona acadêmica. As boas-vindas aos novos alunos ocorrerão nos dias 17 e 18, no auditório da Reitoria, às 9h e 19h. Organizada há cerca de dez anos pela Pró-Reitoria de Graduação, a recepção ajuda a proporcionar aos alunos a dimensão do que significa entrar em uma universidade. “A programação apresenta a UFMG ao estudante para que ele conheça suas responsabilidades e as potencialidades da vida acadêmica. O objetivo, com isso, é facilitar a inserção do aluno na Universidade e também acolhê-lo”, explica o técnico em assuntos estudantis da Prograd Ricardo Veloso.

No primeiro dia, os alunos serão saudados pelo reitor Ronaldo Pena, pela vice-reitora Heloisa Starling e pelo pró-reitor de Graduação, Mauro Braga. Em seguida, eles conhecerão as políticas de apoio ao estudante, apresentadas pelo professor Seme Gebara, diretor de Assuntos Estudantis. Para finalizar a programação do dia 17, os estudantes assistirão a palestras sobre temas atuais. “Tentamos sempre trazer convidados que tratem de temas que sejam do interesse do aluno ou que estejam em voga”, diz a técnica em assuntos estudantis da Prograd, Maria Socorro Alves. No ano internacional da astronomia, o professor Renato Las Casas, do Departamento de Física, fará pela manhã a palestra A estrutura do Universo. O convidado da noite é o professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e ex-diretor da Radiobrás Eugênio Bucci. Ele falará sobre A imprensa e o dever da liberdade.

No dia 18, os calouros terão a oportunidade de compreender como funcionam as conexões entre ensino, pesquisa e extensão na UFMG. Os pró-reitores de Graduação, Mauro Braga, de Pós-Graduação, Elizabeth Ribeiro da Silva, de Pesquisa, Carlos Alberto Tavares, e de Extensão, Ângela Dalben, serão os responsáveis pela exposição. Em seguida, a diretora de Relações Internacionais da UFMG, Eliana Dutra, apresentará o programa de intercâmbio da UFMG e a aluna Maria da Glória Ferreira falará sobre o Diretório Central dos Estudantes. As atividades de recepção aos calouros continuam na quarta-feira, dia 19, com programação específica para cada curso. A programação completa pode ser consultada no site www.ufmg.br/prograd.

Welcome, bienvenido, bienvenu

Um grupo menor de novos alunos já teve sua recepção entre os dias 4 e 7 de agosto. São os 54 intercambistas vindos de países como Argentina, Estados Unidos, Finlândia, Paraguai, Portugal, Suécia e Uruguai. A programação foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais.

A responsável pelo intercâmbio exterior na Universidade, Ana Maria Carvalho, explica que uma das finalidades da recepção aos alunos estrangeiros é buscar inseri-los no contexto cultural da cidade e da UFMG. “Tentamos mostrar aos alunos o que eles vão vivenciar durante o semestre inteiro. É necessário situá-los com essas informações porque muitos deles pouco conhecem Belo Horizonte e região”, defende. Os alunos fizeram, no dia 4, um tour pelos principais pontos da capital, do Centro até a Praça do Papa. Na volta, eles foram apresentados aos cartões-postais da Pampulha – Lagoa, Igreja São Francisco e Mineirão. O passeio foi encerrado com uma volta pelo campus. Nos outros dias da programação, os estudantes receberam orientações acadêmicas sobre intercâmbio e matrícula.

Veteranos e calouros irmanados

Entre os dias 24 e 28 de agosto, calouros e veteranos poderão se integrar à Semana do Estudante, organizada pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). O evento, que ocorre normalmente no início de cada semestre letivo para festejar a volta às aulas, tem um motivo a mais para ser realizado no segundo semestre: o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto.

A principal marca da Semana é a apresentação de trabalhos realizados pelos próprios estudantes, selecionados por meio de edital. Estão previstos festivais de música, literatura, artes visuais e cênicas, além de mostra de vídeo, sarau e debate sobre diversidade e inclusão na universidade, todos com participação de alunos ou ex-alunos da UFMG.

Além da Semana do Estudante, a DAE voltará com a campanha de combate ao trote violento. Monitores espalhados pelas unidades acadêmicas distribuirão folhetos e cartazes incentivando a recepção cordial aos novos alunos. “A campanha tem cunho educacional, pois não apostamos na repressão. Confiamos na conversa e no bom senso dos alunos”, afirma o professor Seme Gebara, diretor da DAE.

A DAE também manterá um Núcleo de Escuta para orientar os alunos que se sentirem lesados durante a recepção. Neste semestre, o Núcleo vai funcionar em parceria com a Ouvidoria da UFMG. O atendimento será feito pelo número 3409-4567.


Leia também: "Ambientes e serviços"