Busca no site da UFMG

Nº 1673 - Ano 36
26.10.2009

acontece

Erasmus Mundus

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Consórcio Mobility Network Europe-Southamerica: an Institutional Approach (Monesia), ligado ao programa Erasmus Mundus. O consórcio, que reúne instituições europeias, brasileiras, paraguaias e uruguaias, é financiado pela Comissão Europeia.

Estão abertas inscrições para graduação, mestrado, doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado e docentes. O candidato deve ter nacionalidade brasileira, paraguaia ou uruguaia, pertencer a uma das áreas elegíveis do projeto (agricultura, treinamento de professores, engenharia e tecnologia, ciências médicas, ciências naturais, ciências sociais) e ter conhecimento suficiente da língua de ensino da instituição para a qual se candidata.

As candidaturas devem ser apresentadas pelo site http://monesia.eu/. Outras informações no site do programa Erasmus Mundus e na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, pelo telefone (31) 3409-4401.

Recursos pedagógicos

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG realiza, nos dias 14 e 15 de novembro, inscrições para o curso Confecção de equipamentos e recursos pedagógicos em papelão para pessoas com deficiência. Coordenado pela professora Márcia Bastos Rezende, o curso ensina a criar ferramentas e utensílios para facilitar o aprendizado de pessoas surdas e cegas que se valem de Libras tátil para se comunicar.

Estão disponíveis 30 vagas, 10% destinadas a bolsistas. A taxa de matrícula é de R$250,00 para estudantes e R$350,00 para profissionais. As inscrições vão até 11 de novembro e podem ser feitas na página www.ufmg.br/cursos. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4220.

Escritos de Sônia Viegas

Foram lançados, no último dia 20, três livros que lembram os 20 anos da morte da professora e filósofa Sônia Viegas, uma das principais referências intelectuais em Belo Horizonte nos anos 70 e 80. A coleção, que recebeu o título Escritos, reúne textos já publicados pela pensadora, obras inéditas, transcrições de conferências e cartas pessoais. As coletâneas foram organizadas pelo professor Marcelo Marques, do Departamento de Filosofia, em parceria com Ângela e Mônica Viegas, filhas de Sônia.

O primeiro livro, intitulado Filosofia viva, reúne textos acadêmicos e a dissertação de mestrado de Viegas, que estava fora de circulação. Filosofia e arte, o segundo livro, centra-se em textos sobre filosofia da cultura e traz comentários da professora sobre literatura, cinema e artes plásticas publicados em veículos de comunicação. O terceiro e último livro, Vida filosófica, é uma biografia montada a partir de depoimentos de pessoas próximas, fotos e cartas de cunho pessoal escritas pela professora.

Sônia Viegas (1944-1989) foi professora do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. Atuou durante 22 anos no ensino da filosofia. Fundou em 1986 o Núcleo de Filosofia, instituição que hoje leva seu nome.

Shows no campus

Os programas Quarta Doze e Trinta e Uma Tarde no Campus reservam duas atrações musicais para esta semana, ambas na Praça de Serviços. O primeiro receberá, na quarta-feira, dia 28, às 12h30, o show da Sofranz, banda mineira com mais de 10 anos de carreira. O grupo apresenta canções próprias que constarão de seu primeiro CD, em fase de gravação, e releituras de composições do Clube da Esquina, Beatles, Lulu Santos, Led Zeppelin, Santana, Lenine, O Rappa, Zeca Baleiro e Mutantes, entre outros.

No dia seguinte, às 17h30, Uma Tarde no Campus terá a apresentação da cantora Aline Calixto, considerada uma das vozes mais promissoras da música brasileira. Seu primeiro disco mescla músicas de jovens sambistas mineiros e cariocas com composições de expoentes da velha guarda, como Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira.

Os dois projetos são promovidos pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.

Prêmio internacional para Gazzinelli

O professor Ricardo Gazzinelli recebeu o Prêmio da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS – Third World Academy of Sciences) em 2009 na categoria Ciências Médicas por sua pesquisa sobre mecanismos celulares e moleculares desenvolvidos pelo corpo humano para combater infecções e doenças causadas por protozoários parasitas intracelulares. Gazzinelli receberá um valor em dinheiro e será convidado a apresentar seu trabalho no 21º Encontro Geral da TWAS, em 2010.

Ricardo Tostes Gazzinelli integra o Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciência Biológicas da UFMG, atuando na área de imunopatologia, com ênfase em doenças infecciosas causadas por protozoários. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador da Fiocruz. Em 2007, recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.



Resoluções

A edição 1672 do BOLETIM (19 de outubro) trouxe, na página 3, uma informação incorreta enviada pelo comitê de campanha da chapa 01 sobre o currículo do professor Bismarck Vaz da Costa, candidato a reitor. Onde se lê “mais de seis artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional”, leia-se mais de 60 artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional.