Busca no site da UFMG

Nº 1730 - Ano 37
21.03.2011


70 ANOS DE LETRAS

Em comemoração aos seus 70 anos, o curso de Letras da UFMG programou série de debates para este semestre que vão revisitar a própria história. O primeiro evento será neste sábado, 26 de março, e terá a professora Ana Lúcia Almeida Gazzola como expositora do tema A educação superior no Brasil: cenários e desafios. Em sua apresentação, a atual secretária de Educação de Minas Gerais e ex-reitora da UFMG deverá analisar, comparativamente, dados da educação superior no Brasil e em outros países da América Latina, apontando os desafios e as possibilidades de superá-los mediante adoção de políticas e práticas de interesse público.

Como informam os organizadores dos eventos, que integram o Letras Debate 2011, o objetivo da iniciativa é refletir sobre a evolução das ciências das línguas e das literaturas e a trajetória do curso, com a participação de professores que fizeram a história da Faculdade de Letras da UFMG – e também a sua história na academia. A organização é do Colegiado de Graduação. O debate deste sábado ocorrerá no auditório 1007, das 10h às 12h. A entrada é aberta ao público. Informações adicionais: (31) 3409-6061.

IX Congresso Internacional ALED 2011

QUASE MEMÓRIA

O escritor e professor aposentado da UFMG Délcio Vieira Salomon lança nesta segunda-feira, 21, o livro Quase memória de uma rua sem memória. A publicação dá continuidade a outro livro do autor, O cavalo de São Roque. Segundo Salomon, a linha quase memória foi escolhida por situar-se entre a memória e a ficção.

No livro, ele traz a versão subjetiva de fatos de sua infância e reflexões da vivência, entre os dez e 25 anos, em seminário salesiano. Em sua saída do seminário, como observa, foi “tachado de apóstata por um dos examinadores de Teologia Dogmática, por ter renegado a prova racional e filosófica da existência de Deus, através das cinco vias de São Tomás de Aquino”. Na UFMG, Délcio Vieira Salomon foi diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. O lançamento de Quase memória de uma rua sem memória será a partir das 19h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, 21.

CIDADÃO HONORÁRIO

O diretor da Faculdade de Medicina, Francisco José Penna, é o mais novo cidadão honorário da capital mineira. A solenidade de entrega do título acontece nesta terça-feira, 22, às 19h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, à avenida dos Andradas, 3100. O título foi proposto pelo ex-vereador e atual deputado estadual Paulo Lamac e será entregue pelo vereador Tarcísio Caixeta.

Francisco Penna é professor titular da Faculdade de Medicina, membro do CNPq, da Capes e das fundações de apoio à pesquisa do Distrito Federal, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Atua em medicina pediátrica e possui expressiva produção científica. O professor graduou-se em medicina em 1968 e possui mestrado em pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

BLACK BAND

A Bandidos Black Band é a atração musical desta terça-feira, 22, no Conservatório UFMG. O grupo se apresenta às 20h e leva ao público canções resgatadas da black music dos anos 70, como as do movimento Black Rio, que ocorreu no Rio de Janeiro, e de Herbie Hancock, James Brown, Michael Jackson, Stevie Wonder e Headhunters, além de produções dos próprios integrantes.

A BBB é composta por Leonardo Brasilino (trombone), Jonas Vítor (sax) e Juventino Dias (trumpete). Eles serão acompanhados por Egler Bruno e Samy Eric (guitarras), Maurício Ribeiro (teclado), Junim Ibituruna (percussão), Pedro “Trigo” Santana (baixo) e Mateus Bahiense (bateria). Os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia entrada). O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534. O telefone para informações é (31) 3409-8300.

FUMP NA PAMPULHA

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) adquiriu prédio de seis andares na região da Pampulha para abrigar sua nova sede. O imóvel fica na avenida Antônio Abrahão Caram, 630, próximo à Unidade Administrativa II da UFMG. A previsão de transferência é para julho deste ano.

Para o presidente da instituição, professor Seme Gebara, a mudança vai beneficiar o atendimento aos estudantes do campus Pampulha, sem produzir riscos ao equilíbrio financeiro do órgão. A aquisição foi aprovada pelo Conselho Diretor da Fump e pelo Reitorado. A Fump pretende manter uma unidade no Centro da cidade e a que hoje funciona no campus Pampulha, ao lado do restaurante Setorial II. Segundo Gebara, há intenção de vender as salas do 21o e do 12o andares hoje ocupadas pela Fundação no edifício Acaiaca.

QUARTA DOZE E TRINTA

Uma tartaruga chamada Dostoievsky, da Cia. de Teatro 4comPalito, é atração do Projeto Quarta Doze e Trinta nesta quarta-feira, dia 23. A apresentação será no auditório da Reitoria da UFMG, no campus Pampulha, às 12h30. Esse é o terceiro espetáculo do grupo, prestes a completar dez anos. O texto, uma comédia, é do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal e foi ambientado em período pós-apocalíptico.

A história narra o passeio de um jovem casal ao zoológico, onde o marido é engolido por uma tartaruga gigante. Dentro do animal, ele começa a narrar a vida para a esposa a partir dessa nova perspectiva. O espetáculo é gratuito.