Busca no site da UFMG

Nº 1730 - Ano 37
21.03.2011


Química CURIOSA

UFMG lança concurso de textos científicos; vencedores
serão veiculados em mídias, incluindo ônibus

Zirlene Lemos*

Rita
Manuscrito

Por que choro quando corto cebolas? Por que as pipocas estouram? Algumas respostas às vezes são simples, mas exigem conhecimento químico. Para valorizar a química e aproximá-la da sociedade, a UFMG acaba de lançar o concurso de textos científicos Curiosidades Químicas. Professores, funcionários e alunos do Departamento de Química, do Colégio Técnico da UFMG (Coltec), estudantes e professores do curso de Licenciatura do Campo e da educação básica que participam da Olimpíada Mineira de Química podem inscrever propostas.

Em consonância com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que elegeu 2011 o Ano Internacional da Química, o concurso abordará curiosidades sobre o universo cultural e das pesquisas científicas. Os temas são história da química, presença de mulheres no desenvolvimento da ciência química, tecnologia propiciada pelo desenvolvimento dessa ciência e presença na vida do cidadão. A iniciativa é da Pró-reitoria de Extensão e do Departamento de Química.

Segundo Adlane Vilas-Boas, professora do departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e uma das responsáveis pelo concurso, Curiosidades Químicas foi inspirado no projeto Leitura para Todos, iniciativa da Faculdade de Letras para a divulgação de textos de literatura nos ônibus de Belo Horizonte, idealizado pela professora Maria Antonieta Pereira. “Em parceria com a professora Maria Antonieta, aprovamos projetos nos editais do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext), Fapemig e Territórios de Cidadania. Atualmente, estamos em fase de elaboração de textos científicos para levar a 60 ônibus que circulam em Belo Horizonte em projeto denominado Ciência para Todos”, explicou.

Segundo a professora, o concurso chega para reforçar a iniciativa de usar os ônibus como mídia de popularização da ciência. “Já temos muitos textos prontos, mas com o material que esperamos receber do concurso, poderemos ampliar nossa capacidade e abranger 240 ônibus”, acredita ela.

O objetivo do Ciência para Todos é oferecer textos em linguagem simples sobre temas próximos ao cotidiano das pessoas. A exemplo do que ocorre no Leitura para Todos, o material será plastificado em lâminas tamanho A4, em frente e verso, e dependurado por alças na parte traseira dos bancos. O alcance potencial do projeto é significativo. Dados da BH-Trans mostram que em, 2010, média de 1,5 milhão de passageiros/dia recorreram ao serviço de transporte coletivo da capital mineira.

Inscrições

As inscrições para o concurso de textos científicos Curiosidades Químicas vão até 2 de maio. Os interessados podem se inscrever na Diretoria de Divulgação Científica, no andar térreo do prédio da Reitoria, campus Pampulha. O candidato deverá apresentar duas cópias do trabalho impressas e uma digital em CD e a ficha de inscrição preenchida, contendo o nome do trabalho e dos proponentes (no máximo três por trabalho), tipo (texto, charge, mesclando texto e imagem) e uma breve explicação. Também poderão ser enviadas pelos Correios, com postagem até 2 de maio para a Diretoria, especificando no envelope Concurso Curiosidades Químicas.

Os 18 melhores trabalhos serão publicados em diferentes mídias (web, rádio e ônibus urbanos). Seus autores receberão certificado de participação, camiseta do Ano Internacional da Química e um livro ou DVD do projeto Ponto Ciência. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4427 e 3409-4428, ou pelo email ddc-secretaria@proex.ufmg.br.

*Jornalista da Pró-reitoria de Extensão