Busca no site da UFMG

Nº 1765 - Ano 38
5.3.2012

NANOBIOFARMACÊUTICA

Até 9 de abril estão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos para professor adjunto que deverá atuar no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT Nanobiofar), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

Há uma vaga, com remuneração de R$ 7.333,67 em regime de dedicação exclusiva, na área de Ciências Fisiológicas, com ênfase em nanobiofarmacêutica, genômica funcional e estrutural, ou ensaios pré-clínicos, principalmente na área cardiovascular. O candidato deve ter doutorado em ciências fisiológicas ou áreas afins e demonstrar habilidades e competências que atendam às demandas de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Fisiologia e Biofísica e do INCT Nanobiofar.

Para se inscrever, os interessados precisam comparecer à Secretaria Geral do ICB – Bloco M, sala 308, no campus Pampulha. O atendimento vai das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, de segunda a sexta. Mais informações pelo telefone (31) 3409-2520 e no site www.icb.ufmg.br.

ELEIÇÕES

De 12 a 20 de março estarão abertas as inscrições de candidatos a representantes da comunidade universitária em órgãos colegiados e comissões da Universidade. As inscrições devem ser feitas nos dias úteis, das 9h às 17h, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), que funciona no prédio da Biblioteca Universitária – lateral direita. Mais informações pelos telefones 3409-4587 e 3409-4192. As eleições serão realizadas no dia 11 de abril – e excepcionalmente no dia 10, no Hospital das Clínicas – para os seguintes órgãos:

• Conselho Universitário - dois representantes (titulares e suplentes) dos servidores técnicos e administrativos, com mandato de três anos a partir de 25 de junho.

• Conselho de Diretores - um representante (titular e suplente) dos servidores técnicos e administrativos, com mandato de três anos a partir de 25 de junho.

• Conselho de Curadores - um representante (titular e suplente) dos servidores técnicos e administrativos, com mandato de dois anos a partir da homologação do resultado da eleição; um representante (titular e suplente) dos servidores docentes, com mandato de dois anos a partir da homologação do resultado da eleição.

• Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) - um representante dos servidores docentes (titular e suplente) da área de Humanidades; dois representantes dos servidores docentes (titulares e suplentes) da área de Ciências da Natureza; um representante dos servidores docentes (titular e suplente) da área de Ciências da Vida. Os mandatos são de três anos a partir da homologação do resultado da eleição.

• Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) - dois servidores docentes (titulares e suplentes) da área de Ciências da Natureza, com experiência em pesquisa; um servidor docente (titular e suplente) da área de Humanidades, com experiência em pesquisa. Os mandatos são de três anos a partir da homologação do resultado da eleição; dois servidores docentes (titulares e suplentes) da área de Ciências da Vida, com experiência em pesquisa; um representante (titular e suplente) dos servidores técnicos e administrativos em educação – os dois últimos terão mandato de três anos a partir do dia 25 de junho.

• Comissão Interna de Supervisão (CIS) - onze representantes (titulares) dos servidores técnicos e administrativos integrantes do PCCTAE, ativos e aposentados. Os seis mais votados terão mandato de três anos, enquanto os outros cinco cumprirão dois anos, contados, em ambos os casos, da data de homologação do resultado da eleição.

• Conselho Diretor da Moradia Universitária - um representante (titular e suplente) dos servidores técnicos e administrativos (titular e suplente), com mandato de um ano, a partir da data de homologação do resultado.

MAGNETO-RESSONÂNCIA

A UFMG inaugurou, na última sexta-feira, dia 2, o Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto-Ressonância (CTPMAG), primeira unidade de pesquisas do Brasil dotada de escanner de magneto-ressonância de 4,7 teslas (iMR4,7), dedicado ao uso em animais de pequeno porte.

O centro foi criado a partir de parceria entre pesquisadores da UFMG e do Neuroimaging Research Group, do King’s College London, que culminou com a doação do aparelho de iMR4,7 à UFMG. O escâner propicia a obtenção de imagens estruturais de altíssima resolução e o registro dinâmico e funcional de processos que ocorram em poucos segundos, através de imagens de menor resolução.

Uma das inovações trazidas pelo CTPMag é a possibilidade de realizar estudos in vivo com pequenos animais, por meio de imagens não invasivas. Além disso, o centro proporciona obtenção de imagens de minerais, envelhecimento de blocos de concreto, tensão superficial em fluidos, interação de materiais, estudo de soluções e suspensões, aderência do petróleo em rochas, entre outros aplicações.

Mais informações no site www.nnc.ufmg.br/CTPMAG.

Erramos

BIOTECNOLOGIAS

Biotecnologia

Na ficha técnica publicada ao final da reportagem Biotecnologias em três marcos, veiculada na última edição, o trabalho de pós-graduação de Maya Mitre é definido como dissertação de mestrado. Trata-se, no entanto, de tese de doutorado, defendida em 5 de dezembro de 2011 e não de 2012, como foi informado.

 

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais