Busca no site da UFMG

Nº 1771 - Ano 38
16.4.2012

Mudança de planos

Problemas estruturais atrasam e provocam redimensionamento das obras no Setorial I

Ana Rita Araújo

Dois problemas estruturais alteraram o cronograma de obras do Restaurante Universitário Setorial I, que seria reaberto ainda este semestre no campus Pampulha. A descoberta de rede de captação de águas pluviais atrasou parte do trabalho, ao forçar a mudança de localização dos blocos de fundação da cozinha. Outro imprevisto ocorreu quando as chuvas de dezembro afetaram a construção antiga, que seria mantida como parte do refeitório. “Nada mais será aproveitado da velha estrutura, que precisou ser demolida”, informa o engenheiro Luiz Felipe Vieira Calvo.

“Agora, o projeto de fundação está sendo refeito”, relata o professor Seme Gebara Neto, presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Com área de 1.816 metros quadrados, o novo RU Setorial I vai integrar a rede que atualmente serve cerca de nove mil refeições ao dia em Belo Horizonte e Montes Claros. O local já havia funcionado como restaurante entre os finais das décadas de 1960 e de 1970. Depois da desativação do serviço, em 1979, o prédio abrigou outras atividades.

Segundo Gebara Neto, caso fosse mantida a estrutura da construção anterior, o refeitório teria capacidade para cerca de 400 lugares. “Já que precisamos demolir as paredes e erguer novas, o salão terá em torno de 730 lugares, capacidade mais condizente com a da cozinha”, informa. Para minimizar os efeitos do atraso nas obras, investimentos foram feitos no Restaurante Universitário Setorial II, com a aquisição de equipamentos de cozinha industrial que aceleram a produção das refeições.

O coordenador de gestão de alimentação da Fump no campus Pampulha, Marco Antônio Schaefer, explica que equipamentos para movimentação interna de mercadorias em grandes volumes, além de utensílios voltados para produção de alimentos em larga escala, têm possibilitado o atendimento a um volume de refeições superior à capacidade física das instalações do RU Setorial II – 250 cafés da manhã, 6.100 refeições no horário do almoço e 980 no jantar. “O processo de produção de refeições tornou-se muito mais moderno e eficiente”, assegura. Ele informa que os dois setoriais, juntos, serão capazes de servir até 9,3 mil refeições ao dia apenas no campus Pampulha. “A distribuição dos usuários entre as duas unidades trará melhor aproveitamento nos horários de pico, o que vai diminuir as aglomerações e facilitar o atendimento”, prevê o nutricionista.

Obras

O RU Setorial I localiza-se na rua professor Edmundo Lins, entre a Faculdade de Educação (FaE) e o Instituto de Geociências (IGC). A rede de captação de águas pluviais encontrada sob a construção começa no prédio da FaE, segue em direção ao IGC e deságua na galeria sob a avenida Mendes Pimentel, principal via do campus Pampulha. “Tivemos uma carga adicional de trabalho, ao interceptar e desviar essa rede”, relata Luiz Felipe Vieira Calvo, ao acrescentar que a cozinha está em fase de acabamento. Já a área destinada aos refeitórios depende da conclusão dos novos projetos. “Com o terreno encharcado pela água da chuva, a resistência das antigas estacas diminuiu e a estrutura entrou em colapso”, explica o engenheiro.

O prédio original do Restaurante Universitário Setorial I, projetado pelo arquiteto Eduardo Mendes Guimarães Jr., foi inaugurado em 1967 e ampliado em 1974, com projeto do arquiteto Márcio Pinto de Barros. Em 1979, após a inauguração do RU Setorial II, foi desativado para reforma que não chegou a ocorrer.

Raio-X
Estudantes assistidos pela Fump: 4.732
Recursos aplicados pela Fump em assistência estudantil (próprios e convênios): R$32 milhões. Metade desse valor é oriunda do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)
Valor aplicado em alimentação: R$ 8,3 milhões

RESOLUÇÃO Nº 01/2012, DE 29 DE MARÇO DE 2012

Aprova a Prestação de Contas do Reitor da UFMG, relativa ao exercício de 2011.

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, e considerando os pareceres favoráveis emitidos pelo Conselho de Curadores da UFMG e pela Comissão de Orçamento e Contas deste Colegiado, resolve:

Art. 1º Aprovar a Prestação de Contas do Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, relativa ao exercício de 2011.

Art. 2º A presente Resolução entra em vigor nesta data.

Professor Francisco José Penna
Decano do Conselho Universitário,
no exercício da Presidência