Busca no site da UFMG

Nº 1781 - Ano 38
25.6.2012

casas editoriais europeias

Plantin & Craesbeeck – Um mundo sobre papel: livros, gravuras e mapas na era dos descobrimentos é o tema do Seminário Mindlin 2012, que se realiza em São Paulo, esta semana.

Organizado por equipe que conta com a participação de professores da UFMG, o evento marca o início dos trabalhos de elaboração de mostra que em 2013 vai inaugurar a sala de exposições do edifício que abrigará a Coleção Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP).

Fruto de parceria entre a UFMG, a Biblioteca Mindlin/USP e o Consulado Geral da Bélgica, o evento toma como base a produção de duas das mais importantes casas editoriais europeias do período moderno – Plantijn-Moretus e Craesbeeck – para discutir temas como antigos e novos suportes da cultura impressa, desafios museológicos contemporâneos, e ciência e humanismo.

Os acervos do Museum Plantijn-Moretus e do Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, ambos de Antuérpia (Bélgica), serão a base para a exposição, que terá como tema a história da circulação mundial de livros e impressos, abrangendo os séculos 16 a 18. Após período em São Paulo, a mostra será trazida a Belo Horizonte.

Participam da equipe de curadores os professores da UFMG Júnia Furtado, Márcia Almada e René Lommez Gomes, além de Eddy Stols (Katholieke Universiteit Leuven), Iris Kockelbergh (Museum Plantij-Moretus), Íris Kantor e Pedro Puntoni (USP).

tomógrafo no hospital veterinário

O diagnóstico de pequenos animais, a rotina de atendimento e pesquisas do Hospital Veterinário contam agora com mais um recurso tecnológico: a tomografia por imagem. O aparelho, que pertencia ao Hospital das Clínicas, foi instalado em sala refrigerada e blindada, e a equipe que vai manuseá-lo está recebendo treinamento. Em breve, o serviço estará disponível.
Segundo o professor Renato César Sacchetto Torres, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, além de representar grande avanço na clínica veterinária, a tecnologia propicia a abertura de novas linhas de pesquisa e aprimora o atendimento, ao proporcionar maior riqueza de detalhes do que o raio-x convencional.

Desenvolvida originalmente para a medicina humana, a aplicação da tomografia computadorizada pode ser transferida para a medicina veterinária. O tomógrafo tem mais sensibilidade para identificar um câncer do que aparelhos de radiografia convencionais. “Em uma radiografia convencional, os nódulos cancerígenos de um pulmão, por exemplo, só são vistos quando alcançam o tamanho mínimo de meio centímetro. Já o tomógrafo consegue captar metástase de tumor pulmonar com muito mais precisão”, exemplifica Renato.

gestão de pessoas na saúde

Até 20 de julho estão abertas as inscrições de trabalhos científicos, na forma de comunicação oral ou pôster, para o II Seminário Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde, programado para 20 a 22 de setembro na Escola de Enfermagem. Interessados devem encaminhar mensagem para o email sgestaopessoas.ufmg@gmail.com. Já os demais participantes podem se inscrever pela internet (www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=5281) até 17 de setembro.

Segundo os organizadores, o seminário pretende acolher diferentes posições teóricas para provocar discussões em torno dos temas relativos à interdisciplinaridade no contexto da formação dos profissionais e da realidade dos serviços de saúde. Serão abordadas questões relacionadas ao trabalho em equipe, processos de comunicação, relações de poder, subjetividade e conflitos nas relações de trabalho. A programação inclui minicursos, conferência, mesa-redonda, palestra, workshop e apresentação de trabalhos científicos nas modalidades pôster e comunicação oral. Mais informações: 3409-9850 e sgestaopessoas.ufmg@gmail.com.

neuropsicologia

A oitava edição do curso de férias de neuropsicologia, que será realizada de 9 a 13 de julho, na Fafich, tem como tema Exame neuropsicológico na idade escolar: funções cognitivas e métodos de avaliação. O público-alvo é formado por estudantes e profissionais de psicologia que atuam nas áreas de saúde e educação.

A atividade será dividida em módulos teórico e prático. Haverá ainda, nos dias 12 e 13, programa de treinamento de pais, centrado no convívio com crianças com problemas de comportamento. Mais informações na página www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=5264.

projovem urbano

De quarta a sexta (27 a 29) desta semana, a Faculdade de Educação promove o seminário nacional Projovem Urbano: um balanço das pesquisas avaliativas frente a novos desafios. Participam pesquisadores da área e representantes dos órgãos governamentais vinculados à temática. Haverá, ainda, apresentação de teses e dissertações.

O evento está organizado em sete mesas de trabalho, nas quais serão apresentadas e debatidas as experiências relativas à avaliação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), implantado entre os anos de 2005 e 2011, sob coordenação da Secretaria Nacional da Juventude. Com gestão descentralizada, o programa foi conduzido em âmbito local pelos governos municipais e estaduais.

A participação é aberta à comunidade e as inscrições poderão ser feitas na abertura do evento. Outras informações pelo telefone (31) 3409-5330.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais