Busca no site da UFMG

Nº 1799 - Ano 39
19.11.2012

segundo tempo

O Programa Segundo Tempo Universitário oferece a estudantes e funcionários da UFMG vagas em turmas de voleibol, futsal masculino e feminino, ginásticas, handebol e lutas. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no Cenex da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O objetivo do programa é democratizar o acesso à prática esportiva como forma de inclusão social, contribuindo para a efetivação dos direitos e construção de cidadania na comunidade acadêmica. O projeto é desenvolvido pela Unidade em parceria com o Ministério do Esporte. Outras informações pelo telefone (31) 3409-2314

outro sentido

O peso e a leveza dos 50 anos é o tema de edição especial da revista Outro Sentido, que o Departamento de Comunicação Social lança nesta terça-feira, 20, às 19h, no Sindicato dos Jornalistas, à avenida Álvares Cabral, 400, na região central de Belo Horizonte.

Produção dos alunos do curso de Comunicação Social, Outro Sentido convida, nesta edição, para a redescoberta de acontecimentos do cotidiano de professores, alunos e funcionários da Instituição, que se cruzam com a história de Belo Horizonte e do Brasil nas últimas cinco décadas. O trabalho foi coordenado pelo professor e jornalista Nísio Teixeira, com coedição dos jornalistas Cláudia Fonseca e Enderson Cunha.

No lançamento da publicação, haverá bate-papo sobre Jornalismo e memória com a presença dos professores Bruno Souza Leal e Nísio Teixeira, ambos da UFMG, e José Milton Santos, diretor de Integração com Escolas de Comunicação do Sindicato.

Pioneiro da área em Minas Gerais, o curso de Comunicação Social da UFMG foi criado no final de 1961 por comissão formada por professores da então Universidade de Minas Gerais (UMG) e representantes do Sindicato dos Jornalistas. O curso começou a funcionar em março de 1962, oferecendo apenas a habilitação de Jornalismo. Mais tarde, foram criadas as habilitações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio e TV, além dos cursos de especialização, mestrado e doutorado. O lançamento da publicação é uma das iniciativas que integram a programação de celebração do cinquentenário

astrofotografias

ESO

Galáxias, nebulosas e aglomerados de estrelas podem ser contemplados na nova ­exposição temporária do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, aberta ao público até 10 de dezembro.

A mostra de fotografias de corpos celestes Universo Incrível foi produzida pelo Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory – ESO), organização intergovernamental que há 50 anos explora o céu do hemisfério sul com grandes telescópios.

Fruto de parceria entre o ESO e espaços públicos, como museus, observatórios, planetários e galerias de arte, o projeto Universo Incrível, de alcance internacional, envolve exposições das imagens registradas ao longo de cinco décadas.

Em diálogo com as demais atividades do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, as astrofotografias estão dispostas no terraço astronômico, localizado no quinto andar, de terça a domingo, das 10h às 17h; e às quintas-feiras, das 10h às 21h, com entrada franca.

pensar a educação

Seminários, estudos históricos, diálogos e ensaios produzidos pelo projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil foram reunidos em coleção de livros que lançará novos volumes neste sábado, 24, a partir das 10h, na Livraria Crisálida (rua da Bahia, 1.148, sobreloja 48 – Edifício Maletta). Produzida em parceria com a Mazza Edições, a coleção possui cinco séries, entre as quais aquelas com textos apresentados em seminários anuais do projeto, que reúnem pesquisadores em educação de todo o país.

encontros no conservatório

O Conservatório UFMG apresenta neste sábado, dia 24, às 20h, o show Encontros, com a saxofonista Maria Bragança e a pianista Maria Teresa Madeira acompanhadas por Márcio Bahia (bateria e percussão), Samy Erick (guitarra) e Chacal (baixo). O programa inclui composições de J. S. Bach, Radamés Gnatalli, Astor Piazzola, Pixinguinha e jazz contemporâneo.

Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada) e serão vendidos no dia do show a partir das 19h. O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.

bh-tec premiado

O primeiro edifício institucional do BH-Tec, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, recebeu o prêmio O Melhor da Arquitetura 2012 (categoria Edifício Institucional/Educação), promovido pela revista Arquitetura e Construção. O edifício foi projetado pelos arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília e Carlos Alberto Maciel – os três últimos professores da Escola de Arquitetura da UFMG.

A solução arquitetônica parte da necessidade de definição de um padrão construtivo, espacial e ambiental exemplar para orientar a implantação de novos edifícios no Parque. De acordo com os arquitetos, o projeto considera premissas como implantação em etapas, favorecida pela lógica de divisão em pavilhões do bloco principal, criação de espaços públicos abertos e integrados à paisagem, abertura a múltiplas possibilidades de ocupação, otimização no consumo de água e energia e priorização da acessibilidade universal.

Com área construída de 8,5 mil metros quadrados, o prédio foi erguido entre 2008 e 2012, em terreno cedido pela UFMG, próximo ao campus Pampulha. O projeto foi realizado em 2006 pelo escritório Arquitetos Associados.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais