Busca no site da UFMG

Nº 1820 - Ano 39
13.5.2013

Brasil e Alemanha, o encontro

Barômetro desta semana é dedicado às relações entre os dois países na arte e na ciência

Zirlene Lemos*

Daniel de Carvalho

Técnicos coletam dados em campo para os estudos

“Quando ideias se encontram.” Se fosse letra de Noel Rosa, com certeza daria um samba, mas trata-se do lema do Ano Alemanha + Brasil 2013-2014. Com esse mote, os dois países inauguram este mês a temporada da Alemanha no Brasil, celebrando um festival de ideias e parcerias.

O ano Alemanha + Brasil será aberto oficialmente nesta segunda-feira com concerto da Orquestra Sinfônica de Berlim no Teatro Municipal de São Paulo. Já no dia 16, quinta-feira, às 20h, no Espaço TIM UFMG do Conhecimento, estreando a programação das instituições acadêmicas e científicas parceiras do evento, acontece mais uma edição do Barômetro: ciência, café e debate, realizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da Pró-reitoria de Extensão da UFMG em parceria com a Rádio UFMG Educativa.

De acordo com Reinaldo Bechler, professor visitante da Faculdade de Educação e integrante da equipe da DDC, responsável pela parceria interinstitucional no Alemanha + Brasil, o Barômetro foi reformulado para integrar a programação internacional do evento em duas edições. “Na primeira vamos discutir a relação científica entre os dois países. Vamos explorar mais o uso das redes sociais para perguntas, além dos tablets que circulam na plateia ao longo do evento”, antecipa.

Dessa edição participam Márcio Weichert, do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo e um dos coordenadores do Ano Alemanha + Brasil; Luiz Henrique Coelho, professor e artista plástico formado na Escola de Belas-Artes da UFMG, que em 2010 recebeu bolsa do governo alemão para estudar pintura na Academia de Belas-Artes de Munique; e Luciana Possemato Dinardi, professora e engenheira formada na Universidade Federal de Viçosa, que também estudou na Universidade de Munique e no Master of Science, Tecnology and Innovation Management.

Luiz Henrique Coelho destaca a produção artística dos dois países. “Na Alemanha acontecem grandes mostras de arte que norteiam os caminhos de artistas do mundo todo. O Brasil, por sua vez, participa inovando com releituras de linguagens já cristalizadas. Os dois países contribuem para a manutenção do espírito artístico, que é o de despertar o espectador, seja onde for, para novas possibilidades estéticas ou sociais”, enfatiza Coelho.

Para a titular da DDC, professora Silvânia Nascimento, o Barômetro incentiva a interação. “Reúne vozes, falas e momentos provocativos, e o fato de ocorrer em um cenário de bistrô põe todos na mesma horizontalidade, favorecendo a participação”, afirma.

O evento será transmitido em tempo real pela Rádio UFMG ­Educativa 104,5 FM. Ouvintes e internautas podem enviar perguntas e comentários para www.twitter.com/ufmgeducativa ou www.twitter.com/barometro_ufmg. O evento também será gravado pela TV UFMG.

Para reforçar laços

Durante 12 meses, Brasil e Alemanha serão estimulados a fortalecer os laços criados ao longo de quase dois séculos de relações e a estabelecer novas parcerias educacionais, científicas, culturais e econômicas. Estão previstas mostras, exposições de arte, sessões de cinema e de teatro de artistas alemães, que deverão circular entre as principais capitais do país como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.

Um caminhão abrigando sessões de teatro e cinema visitará 20 cidades de Norte a Sul do país. O Ano da Alemanha no Brasil terminará em maio de 2014, às vésperas da Copa do Mundo, o que fará com que o futebol seja tema de exposições e workshops em diversas partes do país. A programação completa está disponível em www.alemanha-e-brasil.org.

Barômetro: 16 de maio, às 20h
Tema: Ano Alemanha + Brasil de Ciência, Tecnologia e Inovação: quando ideias se encontram
Debatedores
Márcio Weichert – Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo
Luiz Henrique Coelho, professor e artista plástico
Luciana Dinardi, professora da Universidade Federal de Viçosa
Local: Espaço TIM UFMG do Conhecimento (Praça da Liberdade – Belo Horizonte)
Transmissão: Rádio UFMG Educativa (frequência 104,5 FM ou pela internet: https://www.ufmg.br/online/radio/)

*Jornalista da Pró-reitoria de Extensão da UFMG