Busca no site da UFMG

Nº 1830 - Ano 39
5.8.2013

Agosto de boas-vindas

Além da programação oficial, calouros serão recebidos com festa e atrações culturais

Luana Moreira

Cerca de três mil alunos serão recebidos neste segundo semestre letivo por programação diversificada e mais extensa, organizada por comissão da UFMG e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Hoje e amanhã ocorre a tradicional programação na Reitoria e, ao longo do mês, o DCE organiza atividades culturais no campus Pampulha.

Nesta segunda, às 9h, os alunos serão recebidos pelo reitor Clélio Campolina e pela vice-reitora Rocksane Norton, em cerimônia no auditório da Reitoria que será transmitida para os auditórios do Centro de Atividades Didáticas I (CAD1) e da Faculdade de Ciências Econômicas.

A pró-reitora de graduação Antonia Vitória Aranha abordará o tema A Graduação na UFMG: conexões entre ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, e será exibido vídeo institucional com apresentações das demais pró-reitorias, da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), da Diretoria de Relações Institucionais (DRI), da Ouvidoria da UFMG, da Diretoria para Assuntos ­Estudantis (DAE), da Assessoria de Cooperação Institucional e do Centro Esportivo ­Universitário.

Em seguida, haverá aula inaugural com a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, que discutirá a implantação do sistema de cotas nas universidades. Às 19h, o mesmo tema será abordado pelo professor Ernesto Friedrich de Lima Amaral, do Departamento de Ciência Política, que integra a Comissão de Acompanhamento de Inclusão Social (Cais), da UFMG.

Após a aula inaugural, os dirigentes do DCE se apresentam ao público. Por fim, a banda mineira João Andante interpreta sucessos do rock nacional em show que ocorre pela manhã e no período noturno. Já no dia 6, os calouros serão recebidos pelos seus respectivos colegiados nas unidades acadêmicas e serão informados sobre a estrutura da Universidade, normas e currículos.

Além da programação tradicional, haverá palestras, ciclo de debates, apresentações musicais e de teatro, mostra de cinema e uma festa. “O objetivo é promover uma grande recepção de calouros que possa de fato integrá-los nas discussões políticas da sociedade e da Universidade, assim como criar espaços de integração para que possam conhecer seus novos colegas”, afirma o coordenador-geral do DCE, Jorge Afonso Maia Mayrink.

O formato estendido da recepção de calouros foi definido por comissão composta pelas pró-reitorias de Graduação, Extensão e Administração, DCE, DAE e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Segundo Jorge Afonso, a comissão se inspirou na experiência de outras universidades brasileiras que estabeleceram parcerias entre reitorias e entidades estudantis para a organização de recepções a calouros.

Ao longo desta semana, o DCE realizará mostra no Cineclube da UFMG e ciclo de debates sobre temas contemporâneos que acontecem nos auditórios Fafich, do ICB e da Faculdade de Direito.

Festa

Uma festa prevista para 24 de agosto deverá ser o ponto alto da recepção. Segundo a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Soares Aranha, o evento será realizado em caráter experimental no estacionamento da Escola de Engenharia e contará com sistema de segurança, atendendo normas do Corpo de Bombeiros. A expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas. Calouros terão entrada franqueada, e os demais participantes pagarão ingresso.

A programação ainda está sendo fechada. Detalhes sobre horários e locais serão divulgados ao longo do mês. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3935 ou pelo site da Prograd.