Busca no site da UFMG

Nº 1831 - Ano 39
12.08.2013

Papel central

Seminário Anual de Extensão da UFMG debate integração com o ensino e a pesquisa

Zirlene Lemos*

Evando Mirra: extensão deve examinar seu papel no processo de interação com a sociedade
Evando Mirra: extensão deve examinar seu papel no processo de interação com a sociedade

“A extensão vai ter no futuro próximo um significado muito especial, ao conferir nova centralidade às suas atividades atribuindo às universidades uma participação ativa na construção da coesão social.” Essa afirmação feita em 2004 pelo intelectual português Boaventura de Sousa Santos ilustra o momento pelo qual passa a extensão universitária na UFMG. Pelo caráter de experimentações e vivências ao qual está fortemente associada, a extensão é o lócus privilegiado da relação com a sociedade e está vinculada às principais linhas dos programas de pesquisa e de ensino das universidades brasileiras.

Para discutir a Integração ensino, pesquisa e extensão a UFMG promove o seu 3º Seminário Anual de Extensão. Aberto ao público mediante inscrição prévia, o evento acontece no dia 21, a partir das 9h30, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha. “É um espaço amplo de discussão e reflexão para discentes, docentes, servidores técnicos-administrativos e comunidade externa à UFMG, que desenvolvem atividades no âmbito da extensão universitária”, resume a pró-reitora Efigênia Ferreira e Ferreira.

“Mas o que é exatamente a integração ensino, pesquisa, extensão? Vamos iniciar o seminário a partir dessa provocação, desse desafio”, antecipa o professor João Antonio de Paula, pró-reitor de Planejamento da UFMG, que mediará a mesa de abertura intitulada A extensão na universidade e o seu papel formador. A mesa contará com participação de Evando Mirra de Paula e Silva,  professor emérito da UFMG e ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Ana Maria Rabelo Gomes,  professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FaE).

“O Brasil tem uma história muito rica no que diz respeito às múltiplas atividades de extensão, e isso é particularmente verdadeiro no caso da UFMG. Mas o mundo se transforma e, com isso, transformam-se também as maneiras como a universidade e sociedade dialogam. Por isso, a extensão está também em evolução e deve examinar as diferentes perspectivas que se colocam para o seu papel na construção do projeto acadêmico e na interação com a sociedade”, explica Evando Mirra. Em sua conferência, Mirra pretende abordar ainda o histórico da extensão. “A Universidade construiu o seu projeto acadêmico de forma gradual. Organizou-se inicialmente, no século 12, em torno da função ‘ensino’ e assim permaneceu durante longo tempo.

No início do século 19, a instituição introduziu a função ‘pesquisa’ de forma original, criando novo padrão de ensino, intimamente conjugado à produção de conhecimento. A chamada ‘extensão’ foi concebida, como função universitária, no final do século 19, e se institucionalizou no século 20”, informa.

Queimando etapas

O professor João Antonio destaca ainda a multiplicidade de enfoques, ações, interlocutores e posicionamentos no campo da extensão. “Tudo que a universidade produz destina-se ao público externo, mas o modo de apropriação disso por parte da sociedade pode ser mais ou menos imediato, mais ou menos eficaz. A extensão queima etapas, tornando esse processo mais direto e impactante. Esse é o seu grande papel”, afirma.

Na parte da tarde o debate terá como tema A integração do ensino, pesquisa e extensão na UFMG com participação da pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Soares Aranha, do pró-reitor de Pós-graduação, Ricardo Santiago Gomez, do pró-reitor de Pesquisa Renato Lima Santos, e da pró-reitora de Extensão, Efigênia Ferreira e Ferreira. A coordenação da mesa fica por conta da pró-reitora adjunta de Extensão, Maria das Dores Pimentel Nogueira.

Realizado pela primeira vez em agosto de 2010, o Seminário Anual de Extensão é aberto ao público e terá emissão de certificados. As inscrições devem ser feitas pela internet: www.ufmg.br/proex. Outras informações pelo telefone (31) 3409-3215 ou pelo e-mail proex@eventos.ufmg.br.

*Jornalista da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão