Busca no site da UFMG

Nº 1837 - Ano 39
23.09.2013

clima e conservação

Nesta terça-feira, 24, a Escola de Belas Artes (EBA) recebe a pesquisadora Adriana Bernardi (foto), diretora da sede de Pádua do Instituto de Ciências Atmosféricas e Clima (Isac) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) da Itália.

Em palestra aberta ao público, às 15h, no auditório da Escola, no campus Pampulha, Adriana Bernardi vai falar sobre o tema Climatologia aplicada à conservação do patrimônio cultural, a partir sobretudo da experiência do instituto que dirige.

A conferencista trabalhou em projetos internacionais de conservação de monumentos como Gruta de Lascaux e Capela Sistina.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes da EBA, com apoio do Laboratório de Ciência da Conservação (Lacicor). Mais informações pelo telefone (31) 3409-5378.

analista de crime

Policiais e outros interessados em adquirir capacidade para analisar informações de bancos de dados de crime podem se inscrever até 31 de outubro no curso Analista de Crime, que a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) oferece de 4 a 8 de novembro.

Segundo os organizadores, os alunos serão capacitados a trabalhar com grande volume de dados para identificar padrões e tendências de crimes. Também vão aprender a manipular softwares estatísticos e de geoprocessamento para produção e análise de informações necessárias no planejamento de políticas de segurança. Para participar, é preciso ter domínio nos programas Word, Windows e Excel. A formação será realizada no Laboratório Crisp, na sala 1010 da Fafich, no campus Pampulha. Mais informações e inscrições no site da Fundep.

internacionalização do conhecimento

Os desafios da proteção e da disseminação do conhecimento no contexto de internacionalização das instituições de Ciência e Tecnologia serão discutidos em mesa-redonda no dia 3 de outubro, às 18h30, no auditório III da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

Com vagas limitadas, o evento é voltado para pesquisadores, estudantes, empresários e gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mais informações pelo email regina.fernandes@tecnologia.mg.gov.br.

A mesa será composta pelo professor Francisco Vidal Barbosa, do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, que abordará casos práticos da inovação e da internacionalização da Universidade; Mauro Catharino V. da Luz, pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que discutirá Internacionalização, inovação e proteção da propriedade intelectual; Cynthia Rocha, assessora de relações internacionais da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), que vai expor o caso Nord-Pas de Calais, região francesa com a qual o estado mantém acordo de cooperação; e Antônio Carlos F. dos Santos, oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que conduzirá debate com a plateia.

O encontro é promovido em parceria da Sectes com o grupo de pesquisa Empreendedorismo, Inovação, Conhecimento, Inteligência e Sustentabilidade (Eicis), coordenado por Francisco Vidal Barbosa.

editais de extensão

Docentes e servidores técnico-administrativos em educação podem apresentar propostas de projetos de extensão universitária que vão concorrer a bolsas nos Editais Integrados de Bolsas de Extensão para o ano de 2014, divulgados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos discentes nos programas e projetos de extensão, contribuindo para sua formação acadêmica, e fomentar uma atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior. Os editais preveem concessão de bolsas nas modalidades Pbext, Institucional e Socioeducacional.

Os projetos devem contemplar “ações de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, integrando o ensino e a pesquisa, e podendo agregar, de forma vinculada, cursos, eventos e prestação de serviços”. Cada coordenador pode apresentar apenas uma proposta, mas não estará impedido de participar de outras como membro de equipe.

As inscrições devem ser feitas até 16h do dia 7 de outubro. As propostas de projeto devem ser elaboradas no Sistema de Informação da Extensão da UFMG (Siex), de acordo com o manual do Siex.

hidroginástica

Pessoas a partir de 15 anos, das comunidades universitária e externa, podem participar das sessões de hidroginástica oferecidas pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), no campus Pampulha. São formadas seis turmas, com aulas duas ou três vezes por semana, cujas atividades se encerram em 13 de dezembro. Todos os alunos devem fazer uma aula experimental que serve como teste de nivelamento. As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro. Mais informações no site da Fundep.

educação e cidade

O campus Pampulha recebe esta semana (de 24 a 27) o IV Seminário Internacional Teias de Cidadania, com o tema Ocupar a cidade: educação integral em movimento. Promovido pelo grupo Territórios, Educação Integral e cidadania (Teia), da Faculdade de Educação (FaE), o evento traz à UFMG pesquisadores da Espanha, Chile e Colômbia, além de convidados de instituições nacionais. A escolha do urbano como temática, segundo a organização, deve-se ao fato de que “não há como pensar uma educação integral desvinculada da participação social, alheia às questões vividas na cidade, no bairro, nos vários territórios que compõem o entorno da escola”.

A programação do evento, que será realizado na FaE, inclui mesas para o debate de assuntos como a relação entre cidade e infância, participação e juventude, e cidades sustentáveis. Mais informações no site do seminário e pelos telefones (31) 3409-3798 e 3409-7462.