Busca no site da UFMG

Nº 1837 - Ano 39
23.09.2013

Extensão: reflexão e experiência

Nova publicação convida ao debate sobre as atividades que aproximam Universidade e sociedade

Lucas Morais*

Diálogo, conexão e articulação entre a Universidade e a ­sociedade – essa ideia resume bem a motivação da nova revista de extensão da UFMG. Interfaces quer instigar o leitor à reflexão sobre as ações de extensão desenvolvidas na Universidade, privilegiando a tradição e a cultura popular, mas sem deixar de dar espaço à contemporaneidade.

A primeira edição – que está saindo da gráfica e já está disponível online – é dividida em carta aos leitores, editorial, três artigos, três relatos de experiências, uma entrevista e um diálogo. Os textos tratam de metodologias e avanços das práticas de extensão, dentro e fora do Brasil. Excepcionalmente neste número, os artigos foram escritos por pessoas convidadas, mas para a próxima edição está aberto o envio de artigos e relatos até 14 de outubro.

Ao abrir a revista, o leitor se depara com o artigo A extensão universitária: história, conceito e propostas, assinado pelo pró-reitor de Planejamento da UFMG, professor João Antonio de Paula. Ele aborda o compromisso da extensão com a transformação social, descrevendo a história e o processo de implementação da extensão universitária.

Pontos de vista diversos de quem participa de ações de extensão também têm espaço. Na seção Diálogos, Devair Lopes Vieira, encarregado de obras, relata sua experiência como aluno do Curso Intensivo de Preparação para Mão de Obra Industrial (CIPMOI), um dos programas de extensão mais antigos e consolidados da UFMG, com 55 anos de existência. A opção pelo curso veio da vontade de aprender técnicas e teorias. “O CIPMOI abriu meus horizontes, pude ver o porquê daquilo que eu estava fazendo e fazer melhor”, afirma Devair.

‘Oxigenação’

A professora Maria Aparecida Moura, titular da Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional da UFMG e editora-chefe da revista, acredita que essa é uma oportunidade de ampliar a visibilidade da extensão e ainda auxiliar na sua “oxigenação”, uma vez que abre caminho para novas ideias. Quase 30 pessoas integram a equipe responsável pela publicação. O conselho editorial é composto por professores da UFMG, Ufop, UFRGS, USP, UFV, Unifesp e Udesc.

A editora explica que “a criação e elaboração da Interfaces nasceu a partir de ampla pesquisa envolvendo outras revistas de extensão, incluindo as que foram produzidas pela Universidade”. Uma das preocupações que regeram o planejamento da publicação, de acordo com Cida Moura, foi oferecer conteúdo convidativo. A publicação incentiva outras ações de extensão a também exporem suas experiências e mostrarem como são capazes de causar impacto destacando a dimensão acadêmica da extensão, através de métodos e inovações. “Queremos que as pessoas se identifiquem com a publicação, que consigam se enxergar ali”, anseia a editora.

Para a pró-reitora adjunta de Extensão, Maria das Dores Pimentel Nogueira, voltar a investir em uma publicação sobre o tema é muito importante. “A iniciativa vai propiciar o debate de questões conceituais e experiências bem-sucedidas na área, tanto da própria UFMG, quanto de outras universidades”, enfatiza.

A versão digital da revista pode ser acessada por computador e smartphone (www.ufmg.br/proex/revistainterfaces). A grande novidade para o próximo número, com lançamento previsto para o mês de dezembro, é que alguns conteúdos, incluindo entrevistas e artigos, serão disponibilizados em vídeos.

Foram impressos 1.500 exemplares, que serão distribuídos em centros culturais, instituições de ensino, bibliotecas e nos espaços onde as ações de extensão acontecem. “Conseguimos consolidar uma experiência intermediária, que é manter a revista semestral no formato eletrônico, proporcionando maior difusão, fazendo a cada ano uma edição também impressa”, comenta Aparecida Moura.

A segunda edição, que será lançada em dezembro, recebe textos, artigos ou relatos de experiências até 14 de outubro. Professores, estudantes e interessados envolvidos com ações de extensão podem se cadastrar na página da revista e submeter artigos. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5546.

*Bolsista de jornalismo da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão