Busca no site da UFMG

Nº 1840 - Ano 40
14.10.2013

Quem, quando e onde

votantes

São considerados aptos a votar no processo de consulta à comunidade da UFMG nos dias 29 e 30 de outubro:

Os servidores dos quadros permanentes de pessoal – de magistério superior, de magistério de ensino básico, técnico e tecnológico, do corpo técnico-administrativo em educação que estejam em efetivo exercício. Define-se como efetivo exercício o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança, conforme definido no art. 15 da Lei no 8.112/90 (RJU), incluídos os afastamentos temporários previstos nos arts. 87, 97 e 102 da mesma Lei, entre outras: férias; afastamento para estudos no ou fora do país; licenças gestante ou paternidade, para tratamento de saúde e para capacitação; para o desempenho de mandato eletivo; exercício de cargo em comissão, ou equivalente, em órgão ou entidade dos poderes da união, dos estados, municípios e Distrito Federal.

Os membros do corpo discente da Universidade, conforme disposto no art. 76 do Estatuto: os estudantes de graduação; especialização; residência, incluída a residência pós-doutoral; mestrado e doutorado, exceto aqueles com trancamento total de matrícula ou que não tenham se matriculado no segundo período letivo de 2013; e os estudantes maiores de dezesseis anos da Escola de Educação Básica e Profissional, completados até o primeiro dia da realização da consulta, inclusive.

São vedados o voto cumulativo, o voto por procuração ou em consulados ou embaixadas e o voto por correio eletrônico.

A lista de votantes será elaborada com base nos dados obtidos sobre a situação de cada membro dos corpos docente, discente e técnico-administrativo em educação em 30 de setembro de 2013.

Os votantes que pertencerem a mais de um segmento terão direito a um único voto e votarão da seguinte forma: discente/técnico-administrativo em educação – como técnico-administrativo em educação; discente/docente – como docente; técnico e administrativo em educação/docente – como docente.

afastamento

O Regulamento aprovado pelo Conselho Universitário em agosto deste ano definiu que para concorrer no processo em curso, os docentes inscritos na consulta à comunidade tiveram que se afastar de todas as funções e atividades na UFMG, no período de 2 de setembro a 1º de novembro de 2013. Caso haja a necessidade de segundo turno de consulta, os candidatos que passarem a essa fase da consulta, deverão se afastar de suas atividades no período de 1º de novembro a 14 de novembro de 2013.

debates

O campus Pampulha recebe, nesta quarta-feira, 16, das 10h às 14h, o último debate oficial das três chapas que concorrem à Reitoria da UFMG. O calendário de debates, definido pela Comissão Eleitoral, teve início no dia 2, no campus Saúde, também em Belo Horizonte. O segundo ocorreu na última quarta-feira, 9, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Regional de Montes Claros.

Cada debate, coordenado por mediador indicado pela Comissão Eleitoral, é subdividido em quatro blocos distintos – exposição pelos candidatos de seus planos de trabalho; debate entre os candidatos; debate dos candidatos com o plenário; e considerações finais.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

Cada estudante votará na unidade em que esteja matriculado no maior número de créditos. Já as listagens dos servidores votantes serão emitidas tendo-se em vista o local de efetivo exercício, e não o de lotação.

A votação será feita das 8h às 17h. Nas unidades e órgãos em que houver expediente noturno, o horário de votação se estenderá até às 22h, enquanto no Hospital das Clínicas os postos vão abrir às 6h e encerrar suas atividades às 20h30. Confira os postos de votação:

Campus Pampulha

Área Central

Fora de Belo Horizonte