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Nº 1840 - Ano 40
14.10.2013

Comunidade da UFMG escolhe dirigentes para o período 2014-2018

A comunidade da UFMG vai às urnas nos dias 29 (Hospital das Clínicas) e 30 (em todas as unidades) deste mês, para escolher os dirigentes máximos da Instituição para o período 2014-2018. O resultado da consulta vai oferecer subsídios ao Colégio Eleitoral – formado pelos representantes dos Conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e de Curadores – para elaboração de lista tríplice, encabeçada pelo vencedor do pleito, a ser encaminhada ao Ministério da Educação que, em última instância, define o nome do reitor. De acordo com as normas aprovadas pelo Conselho Universitário, a escolha de um nome ao cargo de reitor implica, automaticamente, a indicação do vice-reitor a ele vinculado.

Estão inscritas no processo três chapas, cujos números foram definidos por meio de sorteio: Chapa 1 – Wander Emediato de Souza (Letras), candidato a reitor, e a vice, Rosilene Horta Tavares (FaE); Chapa 2 – encabeçada por Jaime Arturo Ramírez (Engenharia), tem como vice Sandra Regina Goulart Almeida (Letras); Chapa 3 – composta por José Nagib Cotrim Árabe (ICEx), candidato a reitor, e pelo vice, Paulo Sérgio Lacerda Beirão (ICB).

O voto não é obrigatório. Estão aptos a votar servidores dos quadros permanentes de pessoal (em exercício efetivo) e alunos regularmente matriculados – graduação, pós-graduação e estudantes da Escola de Educação Básica e Profissional maiores de 16 anos completados até o primeiro dia da realização da consulta. O processo de consulta é coordenado por Comissão Eleitoral instituída em agosto passado pelo Conselho Universitário. A lista de pessoas aptas a participar do processo de consulta foi elaborada pelo Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), com base nos dados sobre a situação de cada membro dos corpos docente, técnico e administrativo e discente.

Normas

O Conselho Universitário e a Comissão Eleitoral publicaram dois documentos – Regimento e Regulamento – que definem regras e datas, além de descreverem as etapas da consulta. De acordo com as normas, está mantido o sistema de ponderação que vigorou nos quatro últimos pleitos: o voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o de funcionários e alunos vale 15% (para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes.

Encerrado o processo de apuração em todas as juntas apuradoras, a Comissão Eleitoral divulgará, por intermédio da Rede UFMG, os resultados da consulta em ata sucinta e os afixará em locais públicos da Universidade.

Uma vez encontrados e divulgados os resultados finais, e caso nenhuma das chapas inscritas alcance mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos, a Comissão Eleitoral inscreverá automaticamente as duas chapas que tiverem alcançado os maiores percentuais de votação na primeira consulta para participarem do segundo turno da consulta, o qual ocorrerá nos dias 12 (no Hospital das Clínicas) e 13 de novembro de 2013 (em todos os locais de votação).

Caso não haja segundo turno, no dia 4 de novembro o resultado da consulta será encaminhado ao Colégio Eleitoral, que se reunirá no dia 12 para elaboração da lista tríplice. Caso haja segundo turno, passam a vigorar as seguintes datas no processo de escolha dos novos reitor e vice-reitor da UFMG:

Novembro


De 1 a 14 – período de afastamento dos inscritos de todas as atividades letivas e administrativas na UFMG.
Dia 11 – data para a entrega pelas chapas da prestação de contas do 2º turno.
Dias 12 e 13 – realização da consulta.
Dia 20 - encaminhamento do resultado da consulta ao Colégio Eleitoral.

Dezembro


Dia 3 – reunião do Colégio Eleitoral para formação da lista tríplice.