Busca no site da UFMG

Nº 1849 - Ano 40
16.12.2013

Inovação na graduação

Projetos inovadores voltados para a qualidade e melhoria do ensino nos cursos de graduação da UFMG serão selecionados pela Prograd. O Programa de Inovação e Qualidade no Ensino de Graduação (PIQEC), cujo edital foi lançado recentemente, pretende integrar e aperfeiçoar os programas Especial de Graduação (PEG) e de Material Didático (PMD), potencializando as intenções dessas duas iniciativas.

Inscrições deverão ser feitas de 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014 e todos os detalhes da seleção estão disponíveis no edital do Programa. Esclarecimentos serão prestados por meio de contato com bolsas@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058 e 3409-6453.

Olhar sobre a ditadura

Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições de trabalhos para o seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer, que será realizado entre os dias 18 e 20 de março e é organizado pelo Programa de Pós-graduação em História. Apresentações e debates vão girar em torno de produções acadêmicas que tratam do regime ditatorial instaurado no Brasil em 1964. Para os organizadores, cinco décadas após o golpe militar, é possível lançar olhar “mais analítico e menos passional, ainda que interessado politicamente e compromissado com o repúdio à violência e ao autoritarismo”.

Os trabalhos devem ser inéditos e produzidos por alunos de pós-graduação ou profissionais pós-graduados. Mais informações no blog do evento.

Transferência e novo título

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) divulgou edital complementar com informações sobre os processos de transferência e obtenção de novo título. As inscrições devem ser feitas entre 19 e 30 de dezembro, na página da Copeve.

De acordo com o documento, todos os interessados em ambas as modalidades precisam ter prestado os exames do Enem 2013, e serão exigidas notas mínimas. São 154 vagas em 26 cursos em Belo Horizonte e 38 vagas em três cursos em Montes Claros. Dúvidas sobre o processo devem ser sanadas pelos telefones 3409-4408/4409/4152.

Animais silvestres

Discutir projetos de conservação de animais silvestres no Brasil e ressaltar a importância da epidemiologia nessas iniciativas são os objetivos centrais do 1° Simpósio Nacional em Epidemiologia e Conservação de Animais Silvestres (Sinecoas), que recebe inscrições até 9 de fevereiro de 2014.

O encontro, que acontece entre os dias 12 e 15 de fevereiro do próximo ano na UFMG, pretende reunir pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de ciências agrárias e biológicas e medicina veterinária que atuem na conservação de animais silvestres e em clínicas veterinárias.

Palestras e debates vão abordar implicações epidemiológicas na vida de animais domésticos e silvestres, desafios das pesquisas de campo e ampliação da participação social na gestão de áreas protegidas, entre outros assuntos. Dois minicursos tratarão de elaboração e creditação de projetos de conservação e de dimensões econômicas e sociais da sustentabilidade ambiental.

A iniciativa é da Escola de Veterinária em parceria com o grupo Epidemiologia e Conservação de Animais Silvestres (Ecoas). Informações sobre inscrições e programação podem ser obtidas no site do grupo: www.ecoas.org/.

Saúde coletiva

Estão abertas até 20 de dezembro as inscrições para o curso de especialização em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da UFMG, que forma para atuação na gestão de unidades básicas e na assistência à população de acordo com a proposta de descentralização e integralidade do setor.

São 70 vagas para quatro áreas de concentração: Epidemiologia, avaliação e informação em serviços de saúde (15 vagas); Enfermagem do trabalho (20 vagas); Enfermagem na atenção básica: estratégia saúde da família (20 vagas); e Educação em saúde: teoria e prática (15 vagas). Além do site da Fundep (www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=6011), as inscrições podem ser feitas no posto da Fundação, localizado na Praça de Serviços do ­campus Pampulha.

Educação ambiental

O curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental, na modalidade semipresencial, recebe inscrições até 31 de janeiro. As aulas vão tratar da crescente utilização de recursos naturais e dos diversos aspectos da sustentabilidade ambiental, entre outros temas. Os dois encontros presenciais do curso, que é gratuito, serão realizados nos polos do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) localizados em Belo Horizonte, Confins, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Ipanema e Uberaba.

Há 420 vagas destinadas a professores, orientadores pedagógicos, gestores e profissionais das áreas de educação e gestão ambiental. As aulas terão início no dia 14 de fevereiro, com duração de cinco meses e carga horária de 180 horas, sendo 164 a distância e 16 em atividades presenciais. Mais informações podem ser solicitadas pelo endereço educambiental.uab@gmail.com ou pelos telefones 3409-5182 e 3409-5183.