Busca no site da UFMG

Nº 1853 - Ano 40
24.02.2014

acontece

ufmg no governo federal

Os professores Mauro Borges (à esquerda) e José Francisco Soares, da UFMG, assumiram, na última semana, cargos no governo federal.

Mauro Borges Lemos, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), foi nomeado ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em substituição a Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e também professor da Face, que deixou o cargo para se candidatar ao Governo de Minas. José Francisco Soares, professor aposentado da Faculdade de Educação (FaE), assumiu a Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O antigo ocupante do cargo, Luiz Cláudio Costa, é o novo secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), após dois anos à frente do órgão.

Borges presidia a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desde 2011, cargo que ocupou conjuntamente com a secretaria executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), instância também vinculada ao Ministério. É também membro do Conselho de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. José Francisco Soares é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e tem atuação acadêmica nas áreas de avaliação de sistemas, instituições, planos, programas e políticas educacionais.

destaque em c&t

O Museu Itinerante Ponto UFMG é a instituição que registrou o maior número de atividades desenvolvidas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em outubro do ano passado. Divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o levantamento inclui as ações desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2013, totalizando 740 eventos.

Integraram a programação ações como exposições interativas com trabalhos de alunos de escolas públicas e particulares, visitação ao museu e exposição externa do acervo, rodas de conversa e seminário de professores e apresentações culturais diversas.

Também foram realizadas seis edições de café científico virtual por videoconferência para mais de 82 polos da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), nas quais foram discutidas temáticas como plantas medicinais, museus de ciência e a relação entre futebol e linguagem.

quarta 12h30

A compositora, cantora e flautista Irene Bertachini é a atração do projeto Quarta Doze e Trinta do dia 26 na arena da Fafich, no campus Pampulha, a partir das 12h30.

Último dos três espetáculos do mês de fevereiro dedicados às compositoras do Coletivo ANA, o show tem repertório com ritmos da música popular brasileira.

A iniciativa é da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Outras informações pelo telefone (31) 3409-6409.

minas mundi

Por meio do edital 2014 do Programa Minas Mundi, lançado este mês pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a UFMG oferece aos seus alunos de graduação 621 vagas em 107 instituições estrangeiras. As inscrições devem ser feitas de 31 de março a 4 de abril, no Portal Minha UFMG. Podem concorrer às vagas estudantes que tenham completado, no mínimo, 20% da carga horária total do seu curso. Os aprovados devem retornar à UFMG após o período do intercâmbio para cumprir os créditos restantes necessários à conclusão do curso de graduação. Mais informações no edital do Programa, na página da Diretoria de Relações Internacionais.

inclusão, diversidade e qualidade

A Faculdade de Educação (FaE) recebe, nesta quinta-feira, 27, a partir das 19h, o primeiro encontro de 2014 do seminário Universidade pública: inclusão, diversidade e qualidade, realizado pelo projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

A conferência de abertura será conduzida pela professora Nilma Lino Gomes, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

No evento, será realizada a premiação do concurso Educação e relações étnico-raciais nos intérpretes do Brasil, que teve como vencedor o trabalho História do Brasil para crianças: ensinamentos de um vovô da primeira metade do século XX sobre os negros e as relações étnico-raciais, da doutoranda Cristina Carla Sacramento.

Outras informações pelo telefone (31) 3409-5313 e no site Pensar a Educação.

pesquisa em história

De 27 a 30 de maio, a Fafich sediará o III Encontro de Pesquisa em História (Ephis), iniciativa de discentes do curso de História que tem como objetivo promover diálogo entre pesquisadores e alunos de História e áreas afins. A programação contará com simpósios temáticos, sessões de comunicação livre e minicursos, além de mesas-redondas e atividades culturais.

No dia 2 de março começam as inscrições em simpósios, minicursos, comunicações livres e para ouvintes. Trabalhos completos para publicação nos anais podem ser enviados até 13 de maio. Mais informações no site do evento e pelo correio ephis2014@gmail.com.