Busca no site da UFMG

Nº 1856 - Ano 40
24.03.2014


O que eles disseram

Ana Lucia Gazzola

Secretária de estado de ­Educação e reitora da UFMG na gestão 2002-2006

Em um momento como este, de renovação dos ciclos institucionais, é importante que a Universidade mantenha o equilíbrio entre tradição e renovação, e que esteja aqui de forma coesa, pois a nossa Universidade dá orgulho ao estado e ao país, e a cada um de nós que faz parte dessa história.

Este é um momento muito alegre pra mim. Tomam posse duas pessoas por quem tenho, além de enorme respeito e admiração, um grande afeto. Entendo que a Universidade está nas melhores mãos e que o espírito agora é de novo início, um espírito contemporâneo. Acho que terão equilíbrio, compondo as chamadas áreas duras e áreas humanas, ao mesmo tempo homem e mulher, professor e professora, duas pessoas que representam o que esta Universidade tem de melhor. São pessoas que têm carreira completa, são grandes professores, excelentes pesquisadores e gestores. Jaime e Sandra transitam muito bem no país e no exterior, representando à perfeição o ethos da nossa UFMG, e constituíram equipe extraordinária, de grandes nomes que trazem o que a instituição tem de melhor. É um momento muito promissor.

Represento hoje o governador [Antonio Anastasia], professor da nossa Universidade. Ele tem grande orgulho desta instituição que é dele duas vezes, como professor e como governador de Minas Gerais, e que conhece muito bem o papel estratégico que tem a UFMG em Belo Horizonte, no estado e no país.


Mauro Borges Lemos

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, professor da UFMG

Sou professor da UFMG, onde sempre me sentirei em casa. E me sinto extremamente bem e confortável, considerando que o professor Jaime vai fazer, tenho certeza, uma bela gestão, um belo reitorado. Ele está, sem nenhuma dúvida, à altura da tradição dos reitores da UFMG, que têm feito um trabalho cumulativo, um processo que não tem descontinuidade de um reitor para outro, o que é uma característica muito singular. Nosso processo de escolha de reitor é muito bem-sucedido e o resultado está aí, a Universidade é líder em todos os indicadores de qualidade – de ensino, de produção científica, em número de patentes. Em qualquer indicador de mérito a UFMG está muito bem classificada. É com muito orgulho que estou aqui hoje na condição de ministro do governo Dilma Rousseff, orgulho de estar voltando à casa num momento tão importante.


Paulo Márcio de Faria e Silva

Reitor da Universidade de ­Alfenas, representante da ­Andifes na cerimônia

Essa cerimônia representa mais um ciclo que se completa. Um ciclo importante, que revelou um processo de consulta consolidado, bem-sucedido e democrático, com a participação de todos os segmentos da comunidade universitária da UFMG. Conheço o professor Jaime desde quando era pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unifal, no período 2003-2005, e ele era pró-reitor de Pós-graduação. Pelas suas qualidades como professor, pesquisador e dirigente tenho certeza de que a UFMG continuará trilhando o caminho da excelência.

É uma universidade muito especial, referência para Minas Gerais e para o Brasil nas áreas de ciência e tecnologia e também no campo das políticas públicas, ao preparar quadros de alta capacidade ­técnica e gerencial, como os ministros Clélio Campolina Diniz [Ciência, Tecnologia e Inovação] e Mauro Borges Lemos [Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior], o governador Antonio Anastasia e a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola.


Diretorias e assessorias

Durante a cerimônia de transmissão de cargo também foram apresentados os ocupantes de diretorias e assessorias ligadas à ­Administração Central.