Busca no site da UFMG

Nº 1860 - Ano 40
21.04.2014

Memória resgatada

Prestes a completar 120 anos, Revista da Faculdade de Direito tem todas as suas edições digitalizadas

Teresa Sanches

Pesquisar a trajetória do Direito no mundo, com as particularidades do Brasil e Minas Gerais, passa pelo resgate da própria história. Às vésperas de completar 120 anos de fundação, em 21 de junho, a Faculdade de Direito da UFMG conclui o projeto de Restauração e Memória Histórica da Revista da Faculdade, fundada em 1894.

Foram 17,9 mil páginas microfilmadas e digitalizadas, de todos os 68 números desde o lançamento até 2006, no conjunto de 78 edições agora disponíveis para acesso gratuito no endereço da Revista da Faculdade de Direito da UFMG. O projeto, financiado pela Fundação Professor Valle Ferreira e executado em parceria com o Arquivo Público Mineiro, contemplou a restauração, microfilmagem, digitalização e divulgação dos exemplares.

Segundo a professora Fabiana Soares, editora da publicação, a revista funciona como um repositório do cotidiano acadêmico, incluindo as mudanças curriculares do ensino jurídico. “Ela retrata momentos históricos importantes, como o clamor dos mineiros por uma escola de direito que resultou na constituição da Faculdade”, afirma.

Pelas suas páginas também é possível apreender determinadas características culturais da própria Faculdade de Direito. “É uma unidade que nunca se isolou e sempre dialogou com outras áreas do conhecimento, a exemplo da discussão que estabeleceu com a Faculdade de Medicina sobre a maioridade penal, na década de 60”, exemplifica a editora.

“Desde os momentos iniciais, quando percebemos como as turmas eram pequenas, até passar pelo crescimento atual, que também significa a democratização do acesso ao ensino, são várias histórias, agora resgatadas e preservadas pela conclusão do projeto, que também significa a democratização do conhecimento por meio do acesso à informação pública, gratuita e imediata”, analisa a professora Fabiana Soares.


Trabalho minucioso

Reunir os 78 números da publicação, que até então só poderiam, em sua maioria, ser consultados na versão impressa, exigiu trabalho minucioso que surpreendeu logo na indexação cumulativa. A estudante Gabriela Godoy, do 10º período do curso de Direito, conta que o índice cumulativo não se completava, o que revelou a irregularidade na periodicidade, o sumiço de alguns exemplares e existência de outros, descobertos através de citações nas próprias revistas. “Tivemos que contar com a ajuda de professores mais antigos para resgatar os números perdidos e completar a indexação”, relembra Gabriela.




Três fases

Lançada em 1894, a Revista da Faculdade de Direito é dividida em três grandes fases, segundo classificação feita pela equipe envolvida em sua catalogação.

1894-1929

As edições não tinham periodicidade definida e traziam anotações de professores, transcrições de aulas, balanço financeiro da escola, lista de alunos ingressantes e formandos. Já na época veiculava pareceres jurídicos, como o formulado pelo professor Gonçalves Chaves, que integrava a Comissão Especial do Senado encarregada de estudar o projeto de Código Civil votado na Câmara dos Deputados. A análise de Chaves, publicada em 1902, versava sobre Direito de Família.

1949-1961

Nesse período já se nota certa preocupação com a divulgação dos textos científicos de professores e alunos, embrião do periódico científico em que a Revista viria a se configurar. Os números traziam a seção Revista de Revistas em que eram publicados resumos de periódicos estrangeiros e do Brasil. A publicação também veiculava crônicas sobre o cotidiano da Faculdade.

1962-2014

Representa a etapa de consolidação da revista como um periódico científico, avaliado com o conceito B2 do Qualis/Capes. Três quartos dos artigos publicados são de professores e alunos vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu de todo o Brasil e um quarto de autoria de estudantes de Minas Gerais, com prioridade para alunos da UFMG. A publicação também traz artigos assinados por convidados estrangeiros.