Busca no site da UFMG

Nº 1865 - Ano 40
26.05.2014

Cartão de visita

Desempenho no Enade tem impacto sobre o conceito dos cursos e recepção do profissional no mercado de trabalho

Ana Rita Araújo

A lista das áreas definidas para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014 é composta pelas engenharias, arquitetura e urbanismo, ciências da computação, biológicas e sociais, física, matemática, sistemas de informação, filosofia, história, geografia e letras, além das licenciaturas em educação física, artes visuais, música e pedagogia – esta última inclui a modalidade a distância.

Alunos de graduação desses cursos que tenham expectativa de conclusão no final de 2014 ou até julho de 2015 devem fazer a prova, que será realizada em 23 de novembro. A inscrição dos estudantes será feita pelas instituições de ensino, de 1º de julho a 6 de agosto. “Até lá, os alunos devem atualizar suas informações junto aos colegiados”, alerta o professor Paulo Modenesi, vice-diretor de Avaliação Institucional da UFMG. Ele destaca que a atualização de dados cadastrais – endereço, código de endereçamento postal e eventuais alterações no nome – é muito importante para o correto processamento de inscrição dos concluintes.

A diretora de Avaliação Institucional, professora Cristina Alvim, comenta que a prova do Enade é componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, sendo indispensável para a colação de grau. Ela enfatiza que a participação no exame é do interesse da instituição do aluno. O resultado do seu desempenho na prova terá impacto sobre o conceito do seu curso e sobre o modo como será recebido no mercado de trabalho.

Cristina Alvim ressalta que os resultados do Enade geram dados para a construção de referenciais fundamentais à definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação. Segundo ela, o exame avalia os participantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares nacionais; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. “Além disso, a avaliação é uma forma de prestarmos contas à sociedade. Nossa expectativa é de que o aluno tenha consciência da responsabilidade de sua participação no exame”, observa.

Desempenho

O Enade avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Os resultados dos ingressantes, obtidos no Enem, também fazem parte do cálculo dos resultados dos cursos. Essas notas, em conjunto com outras informações, são utilizadas pelo MEC para elaborar os indicadores de qualidade, o Índice Geral de Cursos (IGC), para as instituições de ensino superior, e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), para o curso.

Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e ­Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004 e que, além da avaliação estudantil, também contempla a avaliação de cursos e instituições.

Cronograma

Os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso no final de 2014 ou até julho de 2015 devem ficar atentos às seguintes datas nos próximos meses:

ICB tem nova diretoria

No dia 16 de maio, os professores Andréa Mara Macedo, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, e Carlos Augusto Rosa, do Departamento de Microbiologia, foram empossados pelo reitor Jaime Ramírez para o mandato 2014-2018 como diretora e vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

A professora conclamou a comunidade a se unir em torno da construção de uma instituição mais sólida: “Somos a ponte entre os pilares passado e futuro: somos o presente. É preciso que estejamos unidos, confiantes e solidários para que essa ponte seja um caminho seguro, de construção de um ICB cada vez mais sólido e com uma beleza especial emprestada por cada um de nós”, disse.

A nova gestão prestou homenagem ao professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, que agora se aposenta depois de quase 40 anos como docente da UFMG. Jaime Ramírez falou de sua satisfação por estar no cargo de dirigente máximo da Instituição e saudar Tomaz Aroldo, que “encerra seu mandato como diretor do ICB e sua brilhante carreira na UFMG”. “Dei de mim o melhor que pude. No campo profissional, aqui recebi o melhor que a vida pôde de me propiciar”, disse o professor, reitor da UFMG na gestão 1994-1998.

Em seu discurso, a servidora aposentada Rita França disse que o professor Tomaz contribuiu decisivamente para o ambiente elevado e altamente ético que caracteriza o ICB. “Todos nós que tivemos o privilégio e a oportunidade de participar dessa sua trajetória, que agora se encerra oficialmente com o respeito e admiração de todos, recordaremos sempre todo o vivido, pois foi parte de sua vida que ficou em nossas vidas e isso permanece para sempre”, disse.