Busca no site da UFMG

Nº 1896 - Ano 41
23.03.2015

y

Um olho no passado, outro no futuro

Em seminário, Ieat reúne pesquisadores para relatar pesquisas e discutir perspectivas

Ewerton Martins Ribeiro

Nos dias 26 e 27 de março, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG realiza o Seminário Ieat 2015. No evento, serão apresentados os resultados dos projetos desenvolvidos pelos professores nele residentes.

“Nossa intenção é fazer uma avaliação do que foi realizado no passado recente, de forma a discutirmos as iniciativas a serem tomadas para o futuro”, diz Estevam Barbosa de Las Casas, diretor do Ieat e professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia. “Temos o objetivo de discutir constantemente as perspectivas do Instituto”, diz.

Na quinta-feira, 26, as atividades serão realizadas no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Na sexta, 27, as mesas-redondas, as palestras, os workshops e os relatos se dividirão entre a Faculdade de Medicina (sala 062), no campus Saúde, a Escola de Engenharia (auditório T005) e o auditório da Reitoria, no campus Pampulha.

Programação

A abertura do seminário será às 9h com pronunciamentos do reitor Jaime Ramírez, do pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, e do diretor do Ieat, Estevam Barbosa de Las Casas. A seguir, às 9h30, está programada a mesa-redonda com o tema Ieat – Caminhos e direções, na qual os últimos seis diretores do órgão vão fazer um balanço de sua trajetória.

A programação da manhã do primeiro dia de evento será encerrada às 10h30 com a palestra Novas questões sociais e científicas mundiais e os desafios da interdisciplinaridade e da criatividade, de José Vicente Tavares dos Santos, diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea) da UFRGS.

A programação da tarde se dividirá entre duas mesas-redondas: UFMG como celeiro de atividades transdisciplinares, às 13h30, com discussões tematizadas nas três grandes áreas do conhecimento, e Transversalidade no ensino universitário, às 16h30.

Nessa segunda mesa-redonda, Ricardo Takahashi abordará o Projeto de transversalidade no ensino da UFMG, e Wagner José Corradi Barbosa, diretor do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), falará sobre a transversalidade no contexto específico do Ensino não presencial na UFMG.

Comunicações

A manhã de sexta será dedicada aos workshops em que serão apresentados os relatórios dos residentes do Instituto. Na Engenharia, às 9h, quatro professores apresentam suas pesquisas, sob a relatoria de Maurício Alves Loureiro, membro do comitê diretor do Ieat.

O professor Léo Heller, da Escola de Engenharia, faz a comunicação Rompendo as barreiras disciplinares do saneamento básico. Fabrício Rodrigues dos Santos, do Instituto de Ciências Biológicas, fala sobre Projeto genográfico no Brasil: conexões genético-históricas entre povos indígenas e o povoamento pré-colombiano da América do Sul.

Thaïs Cristófaro Silva Alves, da Faculdade de Letras, aborda a Dinamicidade das representações mentais: estudos em sonoridade. Por fim, Hani Camille Yehia, da Escola de Engenharia, profere a comunicação Tecnologia da fala aplicada a modelos cognitivos e seus correlatos neurofisiológicos.

Na Faculdade de ­Medicina, cinco professores residentes farão os seus relatos a partir das 9h30, sob a relatoria de Daisy Moreira Cunha, que integra o comitê diretor do Ieat.

Ana Paula Paes de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas, faz a comunicação Para além dos paradigmas na produção do conhecimento: um suporte teórico-metodológico para os estudos transdisciplinares. Luis Alberto Ferreira Brandão Santos, da Faculdade de Letras, trata do Espaço como categoria transdisciplinar.

Patrícia Dias Franca-Huchet, da Escola de Belas Artes, apresenta os resultados da pesquisa Entre a história e a ficção: a experiência do heterônimo na prática fotográfica e literária. Antônio Lúcio Teixeira, da Faculdade de Medicina, faz a comunicação Em busca da bile negra: imunidade e melancolia.

Neste workshop, Rosângela Pereira de Tugny, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFSB, falará sobre o projeto Cantos de sobrevivência e ancestralidade no território da escrita.

Antes dos relatos, Estevam Barbosa de Las Casas ministra, a partir das 9h10, a palestra O Ieat e sua contribuição para a pós-graduação e a pesquisa na UFMG. No período da tarde, o auditório da Reitoria ainda abriga, a partir das 14h, uma série de relatos sobre as sessões realizadas no seminário. Nesta atividade, serão discutidas as perspectivas para a transdisciplinaridade na UFMG e apresentados os futuros projetos do Instituto.

O Seminário Ieat 2015 é aberto a toda a comunidade acadêmica e não exige inscrição. A programação está disponível no site www.ufmg.br/ieat. Os participantes receberão certificado. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-4123 ou pelo endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br.

Chamada para professor residente

O Ieat tem seis vagas para professor residente, com inscrições abertas até o fim deste mês. A oferta é válida para docentes da UFMG em exercício ou eméritos, que devem apresentar projeto de estudos de caráter avançado e transdisciplinar.

Os pesquisadores selecionados terão um ano para desenvolver seus projetos, com liberação total dos encargos administrativos e didáticos, podendo manter apenas atividades de orientação. O formulário de inscrição, o regulamento e a chamada podem ser acessados no endereço eletrônico https://www.ufmg.br/ieat/2014/11/chamada-para-o-programa-professor-residente-2014/.