Busca no site da UFMG

Nº 1896 - Ano 41
23.03.2015

y

Acervo aberto

Digitalizada, coleção da escritora Carolina Maria de Jesus já pode ser consultada por pesquisadores

Já está disponível para consulta no Acervo de Escritores Mineiros (AEM), no campus Pampulha, a coleção de cadernos em que a escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) registrava as suas histórias. O acervo de microfilmes foi doado à UFMG no ano passado pelo professor José Carlos Sebe Bom Meihy, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).

O raro e vultoso material foi convertido para formato digital em menos de seis meses, graças a parceria firmada entre o AEM e o Arquivo Público Mineiro (APM), que possui moderno equipamento e se responsabilizou pela tarefa.

A doação do material foi intermediada pelo professor da Faculdade de Letras Eduardo de Assis Duarte, que afirma haver, nesse acervo, “vários originais de ficção não publicados”. A abertura dos originais para pesquisa possibilitará a publicação de obras ficcionais inéditas de Carolina Maria de Jesus.

Os originais dos cadernos estão em Sacramento (Minas Gerais), cidade de nascimento da escritora. Além das cópias sediadas na UFMG, existem apenas outras duas: uma na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e outra na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Documentário

A doação dos microfilmes à UFMG resultou na Coleção Especial Carolina Maria de Jesus, que também conta com uma cópia do documentário alemão Favela – A vida na pobreza (Favela – Das leben in armut), até há pouco tempo inédito no Brasil. Narrado em alemão, o documentário foi traduzido para o português pelo professor da Faculdade de Letras e pesquisador do AEM Georg Otte.

O pesquisador Sergio Barcellos, especialista no estudo da escrita diarística, também doará ao AEM cópia da edição do programa Caso Verdade, da Rede Globo de Televisão, inspirado na escritora. O programa integrará a coleção especial.