Busca no site da UFMG

Nº 1900 - Ano 41
20.04.2015

y
acontece

lua cheia no museu

Atividades de trilha guiada pela mata, apresentação cultural e palestra sobre ­répteis integram a programação do projeto Lua Cheia no Museu [foto], que volta a ser oferecido nos dias 8 e 9 de maio. Em sua quinta edição, o evento terá atividades nas sextas e sábados de lua cheia, das 19h às 22h30, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, localizado na Rua Gustavo da Silveira, 1.035, no bairro Santa Inês.

Podem se inscrever, pelo site, crianças a partir de seis anos e adultos.

febrat

A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) está recebendo inscrições de trabalhos dos alunos de colégios de aplicação e das escolas técnicas públicas e privadas de todo o país, matriculados nos três ciclos de escolarização e nos três anos do ensino médio.

Serão selecionados 100 trabalhos para exposição e premiação durante a feira, que será realizada de 26 a 28 de ­outubro, no campus Pampulha. As inscrições, gratuitas, deverão ser efetuadas até 7 de agosto, na página do Centro ­Pedagógico da UFMG , onde também está disponível o edital do concurso.

Em sua terceira edição, a feira, organizada pelo Centro Pedagógico e pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, vai abordar o tema Luz, ciência e vida.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail febrat2015@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5179.

imunodeficiêncas

Os aspectos práticos do diagnóstico e do tratamento das imunodeficiêncas primárias e os principais avanços na pesquisa nesse campo são o tema do 5° Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias (Sidep), que será realizado de 20 a 23 de maio, na Faculdade de Medicina da UFMG. O prazo para inscrição de participantes termina em 30 de abril, e trabalhos poderão ser submetidos até 6 de maio.

O evento, que contará com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros na área de imunologia clínica e laboratorial, é fruto de parceria da Faculdade de Medicina da UFMG com a Universidade de São Paulo (USP).

As Imunodeficiências Primárias (IDPs) formam grupo heterogêneo de doenças caracterizadas pela aumentada susceptibilidade a infecções, como resultado de anormalidades no sistema imune. De acordo com o professor Jorge Andrade Pinto, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e um dos organizadores do evento, o primeiro relato de imunodeficiência primária foi feito em 1952, e, desde então, mais de 200 patologias que acometem um ou mais componentes do sistema imune foram descritas.

Mais informações podem ser obtidas no site.

ciência além da bancada

Os avanços do empreendedorismo científico no Brasil e os caminhos a seguir serão discutidos nos dias 7 e 8 de maio, durante o 7º Encontro de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia. O tema Ciência além da bancada: o desafio da inovação será abordado em mesa-redonda, palestras e apresentação de trabalhos. Também serão discutidos exemplos de cientistas bem-sucedidos na área de inovação.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas, o evento ocorrerá no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Biológicas (CAD1). Mais informações podem ser obtidas no site.

experimentações paisagísticas

A paisagem como possibilidade de investigação e de estímulo da sensibilidade estética é o mote de colóquio que o Grupo de Pesquisa Utopias Urbanísticas Experimentais (Uponto) realizará nos dias 7 e 8 de maio, no auditório do Centro Cultural UFMG.

Com o tema Experimentações paisagísticas, a programação é direcionada a urbanistas, arquitetos, artistas, filósofos, cientistas, incluindo estudantes“ e outros interessados que, dos seus olhares particulares e múltiplos, discutam o homem e o seu habitar no mundo contemporâneo”, esclarecem os organizadores.

Os pedidos de inscrição devem ser enviados até 30 de abril para o e-mail utopiasurbanisticas@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas por esse endereço ou pelo telefone (31) 3409-8834, das 13h às 19h.

tradução e comentário

Até 1º de julho, a Aletria – Revista de Estudos de Literatura recebe artigos com relatos de pesquisas sobre tradução e relação com o comentário. Segundo os editores, serão recebidas traduções de textos inéditos que contenham análise teórica (ou comentário) de sua própria prática de trabalho.

Outra chamada, aberta até 1º de novembro, abordará o tema Aproximações e contradições nas literaturas em inglês. De acordo com os organizadores, esse número visa suscitar discussões acerca dos trânsitos dos repertórios literários, artísticos e culturais em língua inglesa, com o objetivo de apreender novas referências críticas ou teóricas sobre as produções nos vários momentos da colonização e do período pós-colonial.

Periódico quadrimestral mantido desde 1993 pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras, Aletria tem a missão de fomentar a produção acadêmica sobre estudos literários e culturais. Mais informações estão disponíveis no site.